Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A operação de água e esgoto de Gurupi foi vitoriosa na categoria Bronze e a de Palmas foi distinguida com o certificado “Compromisso com a Excelência” durante a 17ª edição do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). O prêmio tem como principais objetivos estimular a busca e a aplicação de boas práticas pelo setor de saneamento ambiental no País e reconhecer as organizações que apresentam resultados competitivos de desempenho por meio dessas práticas.

Essa foi a primeira participação da Foz|Saneatins no PNQS, que é realizado desde 1997 pelo Comitê Nacional de Qualidade em Saneamento, com apoio da Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e de outras instituições. A iniciativa é reconhecida pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão da área de saneamento ambiental no Brasil.

Para Antonio Alencar, diretor de Operações da Foz|Saneatins, as concessões da companhia têm um compromisso histórico com a constante busca pela melhoria da qualidade dos serviços. Com a entrada da Odebrecht Ambiental como controladora, em janeiro de 2012, esse compromisso é renovado e ampliado, através também do forte incentivo para que suas operações municipais busquem referências externas para comparação e aperfeiçoamento contínuo, visando a excelência nos serviços. “Foi um ótimo resultado, mas é só o começo. A cada ano vamos aumentar o número de municípios participantes, além de buscar subir os degraus das categorias”, explica.

O Prêmio

Para alcançar a premiação, é feita uma avaliação do sistema de gestão que se baseia em oito critérios de excelência, estabelecidos pela Fundação Nacional de Qualidade: liderança; estratégia e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimentos; pessoas; processos e resultados. Concorreram ao prêmio empresas de saneamento de todo o Brasil, que são avaliadas nos critérios de gestão que resultam em melhorias da qualidade dos produtos e serviços, financeiras, operacionais e satisfação dos clientes. Mais informações: www.pnqs.com.br​.