Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cleuber Sousa

Foto: Cleuber Sousa

Cerca de 20 mil famílias de pequenos agricultores tocantinenses poderão utilizar as máquinas e implementos adquiridos pelo Governo do Estado, já para o plantio da safra 2013/14. Ainda neste mês de novembro, serão entregues kits de equipamentos agrícolas (um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrastro e uma plantadora/adubadora), a cada um dos 139 municípios do Tocantins, para serem utilizados por agricultores familiares.

O pequeno agricultor será o grande beneficiado com a entrega dessas máquinas e implementos, fundamentais para o trabalho de melhoraria na qualidade do solo, possibilitando o aumento de lucros e qualidade de vida, afirmou o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café. De acordo com o secretário, os equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado, serão entregues aos municípios, para serem utilizados exclusivamente pelos agricultores familiares.

“Este programa vai facilitar muito a vida do homem do campo, uma vez que a utilização dos tratores e demais equipamentos são fundamentais, para o preparo das áreas que receberão o plantio”, afirmou o secretário Jaime Café. Segundo ele, será custeado ainda o transporte do calcário para o produtor.

A entrega das máquinas faz parte do Programa Estadual Pró-Municípios, que irá investir cerca de R$ 430 milhões em ações que beneficiem os 139 municípios. A aquisição e a entrega das máquinas são realizadas pela Secretária da Agricultura e Pecuária (Seagro) e fazem parte de um pacote de ações, desta pasta, voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar tocantinense, denominado Terra Forte.

Distribuição das máquinas

As máquinas e implementos agrícolas serão distribuídos, através de polos de produção, sendo que as primeiras entregas acontecerão no município de Gurupi, a 230 km de Palmas, no dia 08 de novembro, no Parque de Exposição Antônio Lisboa da Cruz, a partir das 16 horas. Na ocasião, serão entregues 17 kits que serão distribuídos aos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã.

No dia 11 de novembro, os equipamentos serão entregues no polo de Paraíso do Tocantins, composto por 18 municípios. Dia 15 de novembro, será a vez dos 25 municípios do Bico do Papagaio receberem as máquinas e implementos agrícolas, num evento que acontecerá no município de Tocantinópolis.

Os demais polos, estabelecidos para a distribuição dos equipamentos, foram: Guaraí (com 23 municípios), Araguaína (20 municípios), Porto Nacional (21 municípios) e Taguatinga (15 municípios).

Aquisição de equipamentos

Ao todo, o Governo do Tocantins realizou a aquisição de 1.126 máquinas e implementos, para serem utilizados pelos agricultores familiares dos 139 municípios. Além dos equipamentos, que serão entregues a cada município em novembro, também foram adquiridos, pulverizadores agrícolas de barras, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e um caminhão toco, que serão distribuídos, de acordo com a demanda dos agricultores familiares. (Ascom/Seagro)