Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste sábado, 9, a partir das 8hs, a Agência de Defesa Agropecuária - Adapec dará início a programação da abertura oficial de mais uma campanha de vacinação contra febre aftosa. O evento será realizado na Fazenda Brejinho, no município de Pedro Afonso, a 173 quilômetros de Palmas, região nordeste do Estado. O evento, que contará com uma programação especial para os convidados, espera receber cerca de 500 convidados, entre produtores rurais, autoridades e comunidade em geral.

O encontro tem o objetivo de comemorar a alteração do calendário vacinal da extinta zona tampão e alertar sobre a importância da vacinação para a manutenção do status sanitário. “O Tocantins tem muito que comemorar com a condição sanitária igualitária. Além disso, celebrar 25 anos do Tocantins e 16 anos livre de febre aftosa com vacinação”, disse o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente.

Nesta etapa da campanha, que ocorre de 1º a 30 de novembro, serão vacinados os bovinos e bubalinos com até 24 meses, declarados em maio, incluindo os sete municípios da zona de proteção Barra do Ouro, Goiatins, Campos Lindos, Recursolândia, São Felix do Tocantins, Lizarda e Mateiros.

Fazenda Brejinho

A Fazenda Brejinho é considerada um modelo de sistema de integração lavoura-pecuária e silvicultura no Estado, e conta com uma área de 2,7 mil hectares. Nesta área é cultivada 1,2 mil hectares de soja, 600 hectares de milho (2º safra), sorgo, pastagens, além da criação de 1,8 mil cabeças de gado para recria, cria e engorda.

A família Brejinho, como prefere ser chamada, chegou nesta terra em 1945, quando ainda era norte de Goiás, enxergaram aqui uma oportunidade e resolveram apostar. “Era um lugar pobre que foi potencializado com a criação do Estado do Tocantins. Já em 1996 veio o programa de Desenvolvimento da Agricultura no Cerrado-Prodecer que colaborou para transformar esta região num grande pólo de produção de soja”, disse um dos sócios da Fazenda, João Edgar Damasceno. 

Programação

8h     -Café da manhã

        8h30- Palestra sobre Cartão do Produtor, com o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa-PEEFA, João Eduardo Pinto Pires.

           9h- Palestra sobre Controle sanitário estratégico(vermifugação, vacinação), com a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins-Coapa.

            10h -Abertura oficial da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa.