Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Foram entregues na manhã desta sexta-feira, 08, as 209 certidões de uso da água para os pescadores que ocuparão os lotes do Parque Aquícola Sucupira em Palmas. A solenidade, que contou com a presença do prefeito, Carlos Amastha, foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Ministério da Pesca e Aquicultura e Colônia de Pescadores Z-10.

“Eu estou muito feliz, pois agora vou começar a trabalhar no meu espaço e com a ajuda de outros companheiros vamos pescar toneladas de peixes”, afirmou o pescador Aldivan José de Almeida ao receber o seu título de Cessão de Uso de Área Aquícola. O novo aquicultor falou também sobre os próximos passos para concretizar o seu sonho. “Nós queremos trabalhar duro, de sol a sol, para colocar o projeto em funcionamento e em um ano e meio começar a pesca nos tanques rede. Se Deus quiser vamos conseguir”, afirmou Almeida.

O prefeito Carlos Amastha falou da atuação da Seder no processo. “Tudo o que vemos se concretizando aqui é resultado das pesquisas, dos estudos e da dedicação do nosso secretário Roberto Sahium que deu uma verdadeira aula sobre o Lago, sobre nossos peixes, sobre a produção e o consumo mundial de pescado para o ministro Marcelo Crivela que prontamente compreendeu o papel de Palmas nesta cadeia produtiva”, afirmou Amastha acrescentando que “a partir daí o ministro acelerou todo um processo que há anos estava em andamento. Aproveito para parabenizar a toda a equipe local da Superintendência de Pesca que também contribuiu muito.”

Parcerias

Em sua fala o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, defendeu investimentos para os setores de pesquisa e parcerias entre os agentes públicos e privados. “Este dia é um marco na vida deste grupo de pescadores. Todas estas instituições aqui presentes estão cravando uma cunha na história da piscicultura mundial que sem dúvidas mudará o mercado do peixe e a vida de cada um destes pescadores”, frisou Sahium.

O superintendente da Pesca e Aquicultura no Tocantins, Guilherme Burns, ressaltou a força de vontade dos pescadores. “Os olhares esperançosos que vejo aqui hoje nos fortalecem para lutar junto com vocês a cada passo rumo à concretização deste sonho de produzir toneladas de peixes no Parque Aquícola Sucupira. Agora é iniciar os trabalhos, colocar a mão na massa e abraçar esta oportunidade que é colocada para todos os senhores”, afirmou Burns.

O representante do Ruraltins, Alexandre Godinho, fez uma espécie de prestação de contas. “Estamos trabalhando para dar condições aos pescadores para colocar seus lotes em pleno funcionamento. Estamos com projetos estruturais de áreas de apoio, estradas e também cursos para melhor formação dos piscicultores”, declarou Godinho.

O chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno Campos, também falou em capacitações. “Estamos com um planejamento de investimentos de R$ 200 mil em treinamentos e cursos para os piscicultores de Palmas e vamos investir também em pesquisas para dar o suporte necessário aos parques aquícolas do Tocantins”, ressaltou Rocha.

O representante da Carteira de Agronegócios do SebraeJosé Daniel Tavares, falou sobre investimentos em ferramentas de gestão. "O Sebrae sempre atuou junto ao agronegócio por saber da importância do setor e com os piscicultores não poderia ser diferente. Estamos com R mi para investir em capacitação e ferramentas de gestão para o setor produtivo nos próximos 4 anos", frisou Tavares.

Colônia

O presidente da Colônia de Pescadores Z-10, Davi Rodrigues, agradeceu a todos os parceiros e os pescadores presentes. “Nós pescadores só temos que agradecer a todos aqueles que sonham junto conosco, que conhecem nossas dificuldades e vontade de trabalhar para crescer. Uma andorinha só não faz verão e por isso agradeço a todos que nos ajudam a voar em bando”, finalizou.

A entrega dos títulos aconteceu no Teatro Fernanda Montenegro e contou ainda com a presença de representantes do Ruraltins, Embrapa Pesca e Aquicultura, Carteira de Agronegócios do Sebrae, do presidente da Câmara Municipal Major Negreiros e dos vereadores Cleiton Cardoso, Etinho Nordeste, Claudemir Portugal, Pastor João Campos, Jucelino Rodrigues e Valdemar Júnior.