Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Os atletas do Tocantins participaram, na última quarta-feira (7), da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude (Jejuv), etapa de 15 a 17 anos, que acontece em Belém-PA. Mais de 50 estudantes tocantinenses competirão nas modalidades individuais, a partir das 9h, desta sexta-feira (8).

A aluna Jaciane Silva, de Guaraí, foi uma das atletas que desfilaram pelo Tocantins na abertura. “É uma emoção muito grande, e também uma responsabilidade enorme representar o estado. Estou muito feliz de estar aqui e pela possibilidade de sair com uma medalha”, conta a ciclista de 16 anos.

O gerente geral do Jejuv, Edgar Hubner, destacou a participação dos tocantinenses. “O Tocantins sempre teve uma política esportiva preocupada com seus jovens e mais uma vez temos uma enorme satisfação de tê-los aqui, em especial nesta edição, que é a primeira vez dos jogos na região norte”, enfatizou.

No evento, cerca de 300 estudantes das escolas públicas da cidade apresentaram “cantos e encantos do Pará”, dando uma mostra da cultura e tradição do estado: riquezas da fauna e flora amazonenses e manifestações de fé, como o Círio de Nazaré, foram lembradas.

Para o acendimento da pira dos jogos, um revezamento foi realizado pelos embaixadores da competição, os atletas olímpicos Vanderlei Cordeiro (atletismo), Miriam D’Agostini (tênis), Lígia Silva (tênis de mesa), Luciano Pagliarini (ciclismo), Daiane dos Santos (ginástica artística), Pedro Cunha (vôlei de praia) e Sarah Menezes (judô).

Até o domingo (10), haverá embates de atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica. (Ascom/Seduc)