Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Educação e Cultura, Danilo de Melo Souza, recebeu secretários de cultura e técnicos de cinco municípios para conversa sobre museus tocantinenses e programações culturais. O encontro foi na tarde desta terça-feira (12), na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Educação e Cultura – Seduc. Esta foi a primeira reunião de representantes de museus do Tocantins.

Representantes de Arraias, Paranã, Porto Nacional, Natividade e Paraíso do Tocantins participaram da reunião, que foi dirigida pelo secretário Danilo, e contou também com a presença do diretor de Cultura, Célio Pedreira e com técnicos da Seduc.

O secretário Danilo de Melo abordou a importância da educação e cultura caminharem juntas “O museu é um local de educação patrimonial. Para preservar a memória de um povo, é necessário educá-lo desde a infância e ensiná-lo a usufruir e valorizar a sua história”, disse.

Durante a reunião foram sugeridas programações e estratégias de como levar a comunidade local para partilhar desse importante espaço histórico. A proposta da secretaria é subsidiar essas atividades culturais vinculadas aos museus. Cada museu deverá planejar e apresentar uma proposta de programação, para aprovação, que inclua oficinas, seminários, shows, de acordo com a cultura da sua região.

A secretária Municipal de Educação Cultura de Paraíso, Lizete Coelho, ressaltou a importância dessa ação “É a primeira vez que temos uma oportunidade tão grande na área da cultura. O município de Paraíso está em festa com isso, recentemente foi reaberto o museu da nossa cidade e só temos a agradecer ao Governo do Estado e à Seduc”, falou. 

Cada museu, já ativo ou que será revitalizado, terá características básicas, como a sala de educação patrimonial (com lousa digital e todo o mobiliário necessário) e uma biblioteca com um acervo de autores tocantinenses.Tudo issosem descaracterizar a história daquela região. “Vamos incentivar o turismo cultural através desses espaços, estamos juntos em uma caminhada no contexto cultural do Tocantins”, afirmou o diretor de Cultura, Célio Pedreira.

A intenção da Seduc é manter as tradições culturais e ensinar os jovens sobre as suas origens. Para a secretária Municipal de Cultura de Arraias, Alessandra Cordeiro, essas ações do Governo valorizam ainda mais a nossa cultura.

Museus tocantinenses

O Governo do Tocantins inaugurou e revitalizou em 2013 o Museu Histórico de Arraias, o Museu Histórico do Tocantins - Palacinho, em Palmas, e o Museu Municipal João Batista de Brito, em Paraíso. Ainda esta semana, no dia 14 de novembro, será inaugurada, em Gurupi, o “Espaço da Memória”, uma sala que conta a história dos 55 anos do município.

Até 2014, o Governo do Estado pretende revitalizar mais museus inativos e instalar outros nas diversas regiões do Tocantins. (Ascom Seduc)