Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, 22, o Governo do Estado do Tocantins entrega 480 barraginhas (pequenas barragens de contenção de água da chuva), em cerca de 250 propriedades rurais de Conceição do Tocantins e Paranã. O objetivo é amenizar os efeitos da estiagem na região Sudeste do Estado, garantindo a sustentabilidade da produção agrícola e da criação de animais de pequenos proprietários rurais, no período crítico da estiagem, que geralmente vai de maio a outubro de cada ano.

Benefícios

Mais de 1.700 pessoas serão beneficiadas com a entrega das barraginhas. Cada unidade tem capacidade para armazenar até 200mil litros de água da chuva, para uso em irrigação de hortas, pomares e lavouras de propriedades rurais de pequeno porte (agricultura familiar) e para pequenas criações de animais.

As barraginhas evitam a formação de erosão e assoreamento, tem função de recarregar o lençol freático e contribui para a revitalização dos rios e nascentes da região em que são construídas.

Recursos

As barraginhas foram construídas com verba do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos, no valor de R$ 500mil. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).