Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vice-presidente do Partido Progressista (PP) e presidente da Federação das industrias do Tocantins - FIETO, Roberto Pires, ocupou o espaço da propaganda partidária desta segunda-feira, 25, para alertar sobre a urgência que se reveste os incentivos à indústria e a instalação de novas empresas, como alternativa para reverter a atual conjuntura econômica do Estado.  “Está na hora do Governo entender que é fundamental para a criação de empregos no Tocantins atrair mais empresas ‘pra’ cá. Somos fortes no agronegócio e também podemos ser fortes na indústria da transformação”, pontuou.

Segundo ele, para vencer o desafio da industrialização e acompanhar um ideal processo de desenvolvimento econômico, o Estado teria que multiplicar o nível de investimentos em infraestrutura. “Veja o exemplo do couro. Se temos o gado, deveríamos ter também a fábrica de calçado, mas no Tocantins existem leis que incentivam que o couro seja vendido para outros Estados. Com isso, nossa única fábrica de calçados fechou. Isso, é um absurdo”. E arrematou: “Precisamos de infraestrutura e incentivos fiscais para atrair mais indústrias e mudar a história do nosso Estado”.

O presidente regional do Partido Progressista, deputado federal Lázaro Botelho afirmou que as colocações de Pires, representa o pensamento Progressista, de que é preciso inserir o Estado no mapa da competitividade nacional.   “Com um volume cada vez maior de produção agrícola e pecuária, temos um ambiente propício para a atração e o desenvolvimento de indústrias voltadas à transformação de produtos primários”, afirmou.

Ainda na avaliação do deputado, é imperativo que o Estado invista em um projeto de desenvolvimento capaz de resolver demandas emergenciais, como a geração de emprego e renda e o déficit de receitas por que passa grande parte dos municípios. “Temos que investir na ampliação das vagas nas escolas técnicas e atrair novos cursos superiores voltados para a área tecnológica. Temos que reduzir a burocracia e a carga tributária e apoiar ao máximo as empresas instaladas no escoamento da produção e comercialização dos seus produtos”, complementou.

Encontros

O presidente do PP, Lázaro Botelho, também confirmou que o partido esta promovendo uma série de encontros internos e debates com setores da sociedade com o objetivo de aprimorar, o que chamou de “Projeto Progressista” e que será apresentado em 2014. “Eu e o Roberto Pires, junto com nossos prefeitos e lideranças vamos percorrer todas as regiões do nosso Estado para ouvir sugestões e debater nossas ideias”, comentou.

Exibições

O programa exibido nesta segunda-feira, 25, será reprisado na noite da próxima  quinta-feira, 28, e também na sexta-feira, 29. O vídeo também está disponível no canal de vídeos do deputado Lázaro Botelho no link: http://www.lazarobotelho.com.br/videos. (Ascom PP)