Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Uma das maiores empresas do ramo de laticínios do País deve se instalar no Tocantins até o próximo ano. Trata-se da Piracanjuba, atualmente a segunda maior empresa de alimentos de Goiás. A instalação ocorrerá na região Sul do Estado e deverá beneficiar diretamente 17 municípios, estimulando o aumento na produção leiteira.

Para discutir os incentivos que serão proporcionados ao negócio, o secretário executivo da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias Correa, na manhã desta terça-feira, dia 26, na sede da Seagro, em Palmas.

Correa explicou que as negociações para a chegada da empresa ocorrem desde o início deste ano e, inicialmente, a Piracanjuba irá comprar o leite para ser beneficiado em Goiás. Ao atingir 70 mil litros, a partir do incentivo de aumento na produção que hoje está em cerca de 40 mil litros na região, um laticínio será montado em Gurupi. “Nossa região tem vocação e tem produção, mas hoje falta mercado. Para fortalecer esta cadeia leiteira, precisamos de indústria e isso que está chegando agora, é tudo que necessitamos”, comentou.

Padua conversou com um dos representantes da empresa, por telefone, e o orientou a formalizar o pedido de incentivos fiscais ao Governo do Estado. A partir daí, espera-se o trâmite e a aprovação pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento. “Com a aprovação do conselho, já esperamos que eles comecem a operar”, destacou Correa.

A reunião foi acompanhada pelo diretor de Desenvolvimento Agropecuário da Seagro, Ricardo Pires de Castro Sobrinho, pelo supervisor Cláudio Sayão e pelo chefe de gabinete do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Jonas Aires da Silva.

 Produção

Atualmente, o Estado produz uma média de 280 milhões de litros de leite bovino por ano, sendo a terceira maior produção da região Norte do País. (Ascom Seagro)