Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Representantes do poder público municipal participam a partir desta quarta-feira, 27, até sexta-feira, 29, das 8 às 18 horas, do II Encontro Internacional do Projeto Vida no Trânsito/RS-10, em Brasília-DF. O evento acontece na sede da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), Setor de Embaixada Norte, 19.

 Promovido pelo RS-10, OPAS e Organização Mundial da Saúde (OMS), o encontro conta com a participação de cinco capitais federativas, Palmas-TO, Curitiba-PR, Belo Horizonte-MG, Teresina-PI e Campo Grande-MS. Durante o evento será apresentado, discutido e revisado o progresso do Projeto RS-10 Brasil/ Vida no Trânsito 2013, bem como a apresentação do plano de trabalho e as atividades e estratégias para 2014.

 Participam da reunião, o superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito (SMSDCT), Alexandre Guerreiro; e a presidente do Projeto Vida no Trânsito, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Marta Malheiros.

 O evento conta ainda com representantes do Detran-TO; Secretaria Estadual de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO); Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (Sesau-TO); Bloomberg Philanthropies; Organização Pan-Americana de Saúde/Brasil, Organização Pan-americana de Saúde / WDC; Organização Mundial da Saúde-Genebra, Ministério da Saúde do Brasil; Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHBSPH), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Parceria Global de Segurança Viária - GRSP; Embarq Brasil.

 Dados de Palmas

Durante o evento serão divulgados dados do Projeto Vida no Trânsito em Palmas. Foram realizadas em 2012, 181 blitze onde foram apreendidas 304 motos e 195 carros. Nas abordagens foram realizados ainda 224 testes de etilometria nos quais 25 foram positivos.

 Já em 2013, o número de blitze aumentou para 231 com 26.788 veículos abordados, sendo 2.798 autos de infração emitidos, 925 veículos removidos, 835 motos apreendidas e 916 carros apreendidos. Quanto ao teste de etilometria, 312 motoristas recusaram-se a efetuá-lo, porém, numa totalidade de 4.316 testes realizados, 147 foram positivos e deste montante 36 casos enquadraram-se como crime de trânsito (art. 306 do CTB).

 Segundo o superintendente de Trânsito da SMSDCT, Alexandre Guerreiro, de acordo com a Lei Seca, até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido, o motorista é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que classifica como infração gravíssima. Enquanto que o condutor que atingir ou ultrapassar o limite de 0,30 mg comete crime de trânsito.

 Ações preventivas

Além das blitze realizadas ao longo do ano, programas e ações relacionadas ao fator de risco álcool foram executados como medidas preventivas. É o caso do Programa Diversão Segura, com 21 abordagens educativas nos bares, restaurantes e praias 21.

 O Programa Transitando com Segurança promoveu cinco palestras educativas em empresas e 25 palestras educativas em escolas. Foi ministrado ainda um Workshop Lei Seca com ánalise integrada entre os órgãos co-responsáveis pela operacionalização da “Lei Seca”, com o apoio do Ministério Público, a fim de padronizar os procedimentos administrativos e penais. A ação fez parte do Programa Diversão sem Álcool.

 Outras ações relevantes visando melhorias no trânsito foram o Projeto de Tratamento Avenida I, no Aureny III e Projeto de Adequação da estrutura viária da Avenida Teotônio Segurado, Região Norte. Em relação ao tráfego com foco na velocidade, foram realizadas 144 operações com radar estático em pontos críticos da Capital.

 Ocorrências de trânsito

Segundo informações disponibilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Sistema Integrado de Operações da Polícia Militar (SIOP), no 1º semestre de 2012 foram registradas pelo SIOP, 1.124 ocorrências, ao passo que o SAMU efetuou 917 registros e ambos os órgãos atenderam em conjunto 486 registros.

 No mesmo período de 2013, os números caíram para 933 registros do SIOP, 753 do SAMU e ambos atenderam 395 ocorrências. Quanto aos óbitos, os índices revelam que até o primeiro semestre de 2012 foram 33 vítimas fatais no trânsito e no mesmo período de 2013 foram 32 óbitos.

 Meta 2014

Enquanto em 2013 a meta é efetuar 250 blitze, em 2014 esse número sobe para 325 blitze da Operação Lei Seca “Eu Apoio”. O Programa Diversão sem Álcool que promoveu um workshop neste ano visa a efetuar dois em 2014, semestralmente.

 Já o Programa Diversão Segura que previa 20 intervenções e até o momento já executou 21, projeta um salto para 25 intervenções no próximo ano que também contará com quatro Campanhas Educativas com Foco em Alcoolemia, dentre outras ações. (Secom Palmas)