Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A 2ª Vara Cível, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Precatórias Cíveis de Paraíso do Tocantins realiza até esta sexta-feira (29/11) a terceira edição da Semana da Conciliação. O mutirão teve início no último dia 25 e pretende fechar a programação com a realização de mais de 230 audiências.

O principal foco da conciliação são ações de alimentos e execução, investigação de paternidade, divórcio, inventário, guarda, entre outras demandas. A ação conta com o apoio do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, disponibilizando servidores para compor as cinco bancas conciliadoras.

Os mutirões de conciliação acontecem desde o ano de 2011, a ação é coordenada pelo juiz Esmar Custódio Vencio Filho, titular da 2ª Vara Cível. “Considerando que a Vara possui cinco competências, inclusive precatórias, as audiências ocorrem em grande número, gerando um acúmulo grande. O mutirão pretende reduzir o represamento das demandas, assim, dentro das nossas condições, ofertarmos uma prestação jurisdicional mais célere e de melhor qualidade”, afirma o magistrado.

A expectativa é que das 230 audiências previstas para a semana sejam conciliadas aproximadamente 200 ações.  Só no primeiro dia (25/11) do mutirão, das 71 audiências realizadas foram analisadas 85 ações e firmados 51 acordos. A próxima edição está prevista para o mês de abril de 2014.

Edições anteriores

O mutirão da conciliação em Paraíso sempre trouxe resultados surpreendentes. Na edição de 2012, das 150 audiências realizadas foram firmados 117 acordos, destes apenas 3% restaram não cumpridos.