Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Governador disse esperar que empresa vencedora inicie logo os trabalhos de prospecção

Governador disse esperar que empresa vencedora inicie logo os trabalhos de prospecção Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues Governador disse esperar que empresa vencedora inicie logo os trabalhos de prospecção Governador disse esperar que empresa vencedora inicie logo os trabalhos de prospecção

O governador Siqueira Campos considerou muito positivo para o Tocantins o resultado do leilão para exploração de gás em terra, realizado nesta quinta-feira, 28, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). “Embora apenas um bloco da Bacia do Parnaíba, da qual faz parte o Tocantins, tenha sido arrematado, dos 32 colocados em leilão, esta é uma notícia alvissareira para o estado. Esperamos que a empresa vencedora, que é muito conceituada e reconhecida no mercado, inicie logo os trabalhos de prospecção”, afirmou.

A inclusão do Jalapão, na divisa entre o  Maranhão, Piauí e Bahia, nas áreas de pesquisa em busca do gás natural foi solicitada por Siqueira Campos ainda durante o governo Fernando Henrique Cardoso ao presidente da Petrobrás e à Agência Nacional do Petróleo (ANP), durante viagem ao Japão. “Os resultados da pesquisa surgiram há dois anos atrás e o Tocantins está entre os 12 estados beneficiados pelo leilão realizado pela ANP, o que é muito importante”, disse.

A área do Tocantins onde existem blocos de gás natural está localizada parte na Bacia do Parnaíba, que teve um lote arrematado hoje, e parte na Bacia do São Francisco. O governador considera necessário divulgar a cultura da exploração e produção do gás natural, que é um elemento importante para o futuro da economia, lembrando que os Estados Unidos da América estão conseguindo sua autossuficiência energética com o uso do gás extraído do xisto betuminoso. (ATN)