Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Com foco na construção de educação cidadã e preventiva no sentido de sensibilizar para os malefícios advindos do consumo de drogas foi lançado nesta quinta-feira, 28, o projeto Cidadania e Prevenção. O evento foi realizado na Escola de Tempo Integral Crispim Pereira de Alencar, no Distrito de Taquaruçu, com a participação dos alunos, professores e da comunidade em geral.

A iniciativa une esforços da Assessoria de Políticas Sobre Drogas, subordinada à Secretaria de Governo e Relações Institucionais, e da Secretaria de Educação. O projeto será composto pelo resgate do momento cívico nas escolas, palestras educativas e motivacionais, além de visitas à Fazenda da Esperança, instituição que acolhe jovens interessados em se libertar do vício das drogas.

A programação contou com a apresentação de dança de rua dos grupos Fisionomia do Rap, Nosso estilo e Don MC, representantes da Associação Palmas Hip Hop  com palestra proferida pelo atleta Hudson Lee, campeão internacional de Jiu Jitsu.

De acordo com o assessor de Políticas Sobre Drogas, Ricardo Ribeirinha, o apoio dos parceiros é fundamental para a execução do projeto. “Contamos com a participação das escolas, dos conselhos tutelares, Polícia Militar e uma série de parceiros que resultam na união de esforços para que o projeto alcance o alvo e para vencermos essa luta contra as drogas”.

O lançamento do projeto contou com a presença da primeira dama Glô Amastha, que encorajou os jovens, “nosso objetivo neste momento é a prevenção. Alunos e familiares aproveitem e participem das atividades, pois precisamos da união de todos nessa luta”.

Sobre o projeto ter sido lançado em Taquaruçu, a secretária de Educação e filha do distrito, Berenice Barbosa salientou, “Palmas nasceu de Taquaruçu e esse projeto em defesa pela vida e da família nasce aqui também, pelo zelo e cuidado que temos para com nossos alunos”.

Palestra

Em sua palestra, Hudson Lee contou um pouco sobre sua trajetória, as dificuldades enfrentadas e as oportunidades advindas da prática do esporte, apresentando uma nova perspectiva de superação.

Mesmo sem saber muito sobre o tema, o aluno do 8º ano, Henrique Pereira enfatiza, “sei que as drogas são muito ruins, acabam com a vida das pessoas, por isso gostei de participar da atividade hoje e poder conhecer mais”.

Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Major Negreiros, vereadores Claudemir Portugal, Marilon Barbosa, João Campos, além do secretário Tiago Andrino. (Secom Palmas)