Campo

Foto: Simara Cavalcante

 O LAAG – Laboratório Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) obteve pela segunda vez consecutiva, 100% de desempenho no ensaio de proficiência em A.I.E - Anemia Infecciosa Equina, realizado pelo Ministério da Agricultura – MAPA e deverá ser o primeiro laboratório no Tocantins a conquistar o selo de qualidade na norma ISO IEC 17.025, certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Foram enviadas cinco amostras para realização de diagnóstico no LAAG, que obteve 100% de acerto. O teste avalia a atuação de todos os laboratórios integrantes da rede nacional, cadastrados no Mapa. O LAAG obteve resultados positivos, nos dois anos consecutivos em que foi avaliado. “Para concretizar a acreditação os laboratórios passam por vários processos avaliatórios. Obter o selo do Instituto é um diferencial competitivo, pois o diagnóstico tem validade internacional”, disse a responsável técnica pela Divisão de Laboratórios da Adapec, Mary Jane Abreu.

O presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, comemora os resultados do LAAG. “Essa avaliação é um pré-requisito para o funcionamento do laboratório e, esses resultados mostram a confiabilidade do serviço que prestamos e comprova nossa competência técnica e qualidade na realização de exames diagnósticos para A.I.E”,  disse.

LAAG

O Laboratório Animal da Adapec é localizado na cidade de Gurupi/TO e presta serviço em diagnóstico laboratorial veterinário, com preço acessível para produtores do Estado. (Ascom Adapec)