Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Aldemar Ribeiro

O Governo do Estado irá construir uma barragem no Rio São Valério. O projeto, que também prevê a construção de canais de irrigação e vai beneficiar diretamente os moradores dos municípios de São Valério, Peixe e Paranã, já foi finalizado e será entregue esta semana à Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O projeto tem entre outras finalidades combater a seca na região sudeste do Tocantins, levando benefício para 27 municípios.

Escolhida estrategicamente por ter um rio grande e que seca totalmente durante o período de estiagem, a região de São Valério, município localizado a 268 Km de Palmas, ainda será beneficiada com a geração de emprego e renda. “Nós vamos conseguir levar água potável com inclusão econômica, fazer com que a região consiga produzir para escoar para todo o estado e incentivar o turismo”, destacou Péricles de Andrade Alves, diretor de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização da ATS.

Orçada em R$ 130 milhões, a obras vão contar com recursos que já está sendo pleiteados junto ao Ministério da Integração.  Depois de concluído, o lago formado com a barragem terá 42 metros de profundidade, o que vai possibilitar que o local tenha água durante o ano inteiro. Já os canais de irrigação levarão água para que os moradores possam trabalhar na fruticultura. “Além de serem utilizados na fruticultura, os canais de irrigação também vão perenizar outros córregos da região. Além disso, com a profundidade de mais de 40 metros no período da seca o rio deve baixar apenas cerca de 10 metros”, explicou Cid Muraishi, engenheiro agrônomo da empresa responsável pelo projeto.

Ainda segundo Muraishi, além de minimizar os impactos da seca na região, a barragem vai levar qualidade de vida à população. “Além de sofrerem com a falta de água, no período de estiagem o rio seca e apenas poços se formam com a consequente mortandade de peixes. Isso atrai urubus, por exemplo, que acabam trazendo doenças para a região. O projeto só trará benefícios”, disse.

Tocantins sem Sede

O projeto de construção da barragem é mais uma ação do Tocantins Sem Sede que tem como objetivo principal garantir à população rural em situação de extrema pobreza o acesso à água, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e criação de animais.

O programa contempla praticamente todo o Tocantins, com forte atuação, sobretudo, na região sudeste.  Como ações do programa estão a instalação de poços artesianos e implantação cisternas, barragens e rede de distribuição de água.