Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) informa que a sede da Unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município de Araguatins foi desocupada às 9h da manhã desta sexta-feira, 6. A desocupação aconteceu após várias rodadas de negociações e a oficialização do atendimento das reivindicações dos trabalhadores.

A sede do Incra em Araguatins foi ocupada na terça-feira, 3, pelas famílias do Acampamento Carlos Marighella, localizado a 15 km do município, que aguardam há sete meses que o Instituto cumpra seu compromisso de vistoriar três fazendas da região para que possa efetivar o assentamento dos acampados.

Na tarde desta quinta-feira, 5, em ofício assinado pelo superintendente, Ruberval Gomes da Silva, o Incra se comprometeu em realizar uma Audiência Pública com acampados, lideranças de assentamentos da região do Bico do Papagaio e direção do MST, no Acampamento Carlos Marighella, no dia próximo dia 20 de dezembro. O órgão também se comprometeu em realizar as vistorias reivindicadas no 2º trimestre de 2014, após a descentralização de recursos orçamentários.

“Mais uma vez, através da luta, o MST alcança suas pautas e enfatiza a legitimidade de suas reivindicações. Desde já, o movimento informa que caso os compromissos firmados não sejam cumpridos, os trabalhadores rurais sem-terra voltarão a ocupar o Incra, legitimado e massificado”, informou a coordenação do Movimento.