Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

As mostras Curta Tocantins, Animação Brasil e Ficção Brasil, serão exibidas no Cine Sesc Palmas nos dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 20h. Os curtas fazem parte da 12ª edição do Festival Chico no Tocantins. A entrada é gratuita.

Pioneiro no norte do Brasil, o Chico começou como um festival universitário e hoje é o mais consolidado do Tocantins. O Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins – Chico 2013 tem o intuito de fomentar a produção do cinema e dos audiovisuais, principalmente o formato de curta-metragem. A proposta do Chico é promover a divulgação de conteúdos criativos, a circulação de bens culturais e estimular a produção de vídeos e o uso de novas tecnologias no estado do Tocantins, além de formar plateia para o cinema cultural em todas as narrativas de regiões brasileiras.

A realização do Festival é do Centro de Imagem e Som, com a parceria da Fundação Cultural de Palmas e Universidade Federal do Tocantins, e conta com apoio cultural da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins, Secretaria de Comunicação, Centro Audiovisual Norte-Nordeste/Fundação Joaquim Nabuco e do Sesc.

Programação

A programação do Festival começa no dia 9 de dezembro, na Universidade Federal do Tocantins com a realização do curso Produção Executiva em Cinema, ministrado pela produtora Maria Ionesco. 

A abertura oficial será no dia 10, terça-feira, às 20h com a exibição de "Rio Ano Zero" no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte – Cuica na Universidade Federal do Tocantins. No Sesc, os curtas serão exibidos nos dias 12 e 13 de dezembro, às 20h.