Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Reitor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, no período de 2003 a 2012, e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes, nos anos de 2009 e 2010, o professor Alan Barbiero é um dos autores do livro “Andifes e os rumos das universidades federais”. O evento de lançamento aconteceu no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, na noite desta terça-feira, 17.

O trabalho reúne artigos de presidentes da Andifes, compondo um registro histórico sobre a educação superior pública no Brasil nos últimos 20 anos. A obra traz relatos singulares sobre épocas distintas destacando as políticas públicas e de estado para as universidades federais e relembrando seus principais agentes. Os autores registraram os avanços e as dificuldades de duas décadas de trabalho pela garantia da qualidade e excelência do ensino público, considerando posições políticas diferenciadas de uma democracia recém-conquistada até os dias de hoje.

Durante a solenidade de lançamento, Barbiero também ministrou a palestra: “O papel da universidade federal no desenvolvimento do País”. Segundo o professor, é uma grande honra fazer parte deste livro de importância singular para a história das universidades públicas e para a educação no Brasil. “Temos um trabalho prestado junto a UFT, superamos desafios e conseguimos avançar muito. Levamos essa experiência de trabalho para a Andifes onde foi possível contribuir com um dos capítulos de vitórias e conquistas desta instituição e de toda a educação superior no país”, disse.

Homenagem

A publicação do livro foi dedicada ao ex-presidente da Andifes e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Roberto Antunes dos Santos, falecido em 2012. (com informações da Andifes)