Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Sedecti – Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia entregou, 40 novos computadores para os Polos de EaD – Educação  a Distância da Rede e-Tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil, de Guaraí, a 200 km Palmas, e de Colinas do Tocantins, na região norte do Tocantins.  

Estes são os primeiros dos 140 computadores que estão sendo entregues nos 11 polos da Rede e-Tec Brasil, no Tocantins, até o final do ano. Os equipamentos foram adquiridos com verba do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e serão utilizados nos laboratórios de informática dos Polos, que servem de apoio para os alunos dos cursos técnicos ofertados pelo IFTO, na modalidade EaD.  

Para a coordenadora do Polo da Rede e-Tec Brasil de Guaraí, Maria de Fátima Silva, a iniciativa é importante. “O computador é a ferramenta de aprendizagem do aluno, e poder realizar atividades, acessar a plataforma e estudar o conteúdo é motivador, estimula o estudante para que permaneça na capacitação”.

Segundo o titular da Sedecti, Paulo Massuia, a entrega de novos equipamentos faz parte a política do Governo do Estado de investir na qualificação da comunidade. “Essa ação mostra que o Tocantins está investido de fato na capacitação da população, não somente com a oferta de vagas, mais com estrutura pedagógica e tecnológica para que esses alunos tenham boa formação profissional”.  

Novos equipamentos em 2014

De acordo com a diretora de Formação Profissional da Sedecti, Maria da Penha Barbosa, no início de 2014 a pasta vai investir quase R$ 1,5 milhão no projeto de reestruturação dos Polos de EaD no Tocantins.  Serão R$ 800 mil na aquisição de quase 500 equipamentos - entre notebooks, TV de LCD, Datashow, lousa digital - para a e-Tec Brasil e computadores para os polos da UAB – Universidade Aberta do Brasil. O restante do recurso será investido em ações pedagógicas nos polos.

Ainda segundo a diretora, esse projeto de reestruturação visa a melhoria da qualidade de ensino em polos EaD. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade dos cursos e equipamentos. Essas parcerias entre as esferas estadual, federal e municipal possibilitam levar educação e conhecimento a localidades onde antes era praticamente impossível”.

Ainda para 2014 a Sedecti vai ofertar dois novos cursos: Técnico em Agronegócio e Técnico em Aquicultura na modalidade EaD por meio da Rede e-Tec Brasil. (Ascom Sedecti)