Saúde

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional Tocantins (Senar), coordenado pela presidente do Sistema CNA / Faet / Senar, senadora Kátia Abreu, promove esta semana atendimentos de saúde às comunidades e produtores rurais dos municípios de Darcinópolis e Araguatins, região do Bico do Papagaio.

Em Darcinópolis a programação acontece nesta quinta-feira, dia 19 deste mês, a partir das 7h, no Centro Comunitário Antônio Rabelo de Sá, e atenderá produtores rurais do Projeto de Assentamento Amigos da Terra; Região da Mata; Região São Miguel; Brejão; Assentamento Formosa I, II e III; Assentamento Cajueiro; Destilaria; Esperantinópolis; Laranjeiras; Cascavel; Brejinho; Barretina; São Vicente e Barra da Vitória.

Em Araguatins a mobilização acontece no dia 21 de dezembro, a partir das 7h, no Projeto de Assentamento Maringá, atendendo aos produtores rurais dos assentamentos Indiana; Povoado Bacaba; Povoado Santa Luzia; Povoado Cabana; Araguanópolis; Palmares; Mutirão; Trecho Seco; Água Limpa; Ouro Verde; Barro Branco e Canaã.

O programa

O programa Útero é Vida realiza exames de prevenção ao câncer do colo do útero, através do exame Papanicolau (PCCU). Já o programa Porque Saúde é Amor faz exames de prevenção ao câncer de próstata através da coleta de sangue para realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA). Os exames são realizados em consultórios móveis na Carreta da Saúde.

Para fazer o exame Papanicolau as pacientes devem não manter relações sexuais por pelo menos 48 horas e os homens por 72 horas, além de não ingerir bebida alcoólica e não andar a cavalo ou bicicleta por, no mínimo, 24 horas.