Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com safra recorde em 2013 e crescimento no setor pecuário, o Tocantins se destacou com grandes volumes de exportação de soja e carne bovina, garantindo mercados importantes da Europa e Ásia. Além disso, os pequenos agricultores tocantinenses também foram beneficiados com entregas de maquinários agrícolas e insumos para fortalecer a produção e desenvolver um setor responsável por mais de 60% dos alimentos que chegam à mesa da população do Estado. Para 2014, ano considerado pela FAO (escritório das Nações Unidas para a produção de alimentos) como o ano da Agricultura Familiar, a meta é manter os investimentos nos pequenos produtores sem deixar de lado a industrialização da economia do campo, o que aumenta o valor agregado das produções e desenvolve o setor.

Sede da maior feira de tecnologia agrária da Região Norte, o Tocantins é um Estado com grande potencial no setor agrícola. Somente neste ano, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) movimentou cerca de R$ 500 milhões em negócios para o homem do campo, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro). “A Agrotins é um evento que conta com uma participação muito grande das empresas e proporciona implementação de tecnologias para dar mais condições aos produtores”, disse o chefe da pasta, Jaime Café.

Contudo, os resultados da Agrotins são apenas um reflexo do bom momento que o Tocantins experimenta no setor agrário. A safra 2012/2013 do Tocantins cresceu 11%, em comparação com a anterior, chegando a mais de 2,6 milhões de toneladas de grãos produzidos, em uma área de 823,8 mil hectares. “Este ano nós começamos com uma safra muito boa. Em 2012/2013, nós batemos recordes de produção de grãos”, completou o secretário da Agricultura e Pecuária.

Desenvolvimento industrial e mecanização

Muito mais do que fortalecer o setor agrário aumentando a produção, a atração de novas empresas beneficiadoras dos produtos que saem das lavouras e criações são um fator de desenvolvimento, pois geram maior valor agregado no ato da venda final. Desta forma, empresas como a Granol beneficiam a produção, à medida que transformam a soja em estado bruto (e com baixo valor) em produtos como óleo e farelo, que são vendidos mais caros. “E o que vem na esteira desses negócios são mais empresas que vêm fazer a integração com produção de frango, confinamento de suínos (casos do farelo de soja)”, frisou Jaime Café.

Implantado em 2013, o parque aquícola do lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães possibilitará, depois de iniciadas as atividades efetivamente, um grande crescimento na produção de pescado, colocando o Tocantins  como o maior produtor de peixes do Brasil. “A instalação dos Parques Aquícolas do Lago, num primeiro momento, vai possibilitar ao Tocantins produzir mais de 25 mil toneladas de pescado, que vai demandar muito da produção dessa esmagadora soja”, frisou.

Ano da Agricultura Familiar

Além disso, por meio dos investimentos feitos pelo programa Pró-Município, o governo está distribuindo equipamentos agrícolas para agricultores familiares.

Ao todo, 1126 equipamentos compostos por tratores, grades-aradores, pulverizadores, plantadeiras, roçadeiras, calcareadeiras e perfuradoras, foram entregues em diversos municípios tocantinenses pelo programa Terra Forte. Com as ações, cerca de 30 mil famílias de agricultores foram beneficiadas, totalizando mais de 120 mil pessoas atendidas pelo governo do Estado. “Dessa forma o Estado acerta, de maneira a fazer com que os pequenos produtores tenham acesso à inovação tecnológica, levando um a um grande desenvolvimento e aumentando a lucratividade”, pontuou o secretário.

Ano considerado pela Organização das Nações Unidas como o da Agricultura Familiar, 2014 deve ser marcado pelo fortalecimento das ações voltadas para este setor, que representa 60% dos alimentos na mesa dos tocantinenses. A Agrotins do ano que vem terá como tema a Agricultura Familiar, abordando capacitações e atividades voltadas exclusivamente para o setor, conforme Jaime Café.

Além disso, as ações da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária para a Agricultura Familiar serão mantidas no ano que vem, possibilitando novos recordes na produção agrícola do Estado.  “Temos uma meta que acreditamos, por números já levantados por nós, que a safra que vem pode chegar a três milhões de toneladas de grãos”, frisou Café. (ATN)