Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Os produtores de abacaxi que iniciaram suas plantações no fim do ano de 2012, já se preparam para a colheita que deve acontecer a partir deste  janeiro de 2014. Segundo dados do setor de Desenvolvimento Vegetal da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em 2014 serão colhidos cerca de 75 milhões de frutos. O número corresponde a um aumento de 15% em relação à colheita de 2013, quando a produção foi de 60 milhões.

No Tocantins, o plantio de abacaxi ocorre sempre de setembro a dezembro, período chuvoso na região, facilitando o desenvolvimento da planta na fase inicial. Um ano e meio depois, os frutos podem ser colhidos. “Se a área for irrigada, o plantio de outubro de 2012 acontece de janeiro a fevereiro de 2014. Se não for irrigado, demora um pouco mais, podendo iniciar a colheita no mês de março”, explicou o supervisor de desenvolvimento vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos.

A variedade plantada no Tocantins é o pérola, considerado o mais saboroso e também o mais consumido no mundo, de acordo com Vasconcelos. “A expectativa é de uma boa colheita e bons frutos. O que se deve a ação da produção integrada, onde o produtor é orientado a fazer uma plantação correta, economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta”, destacou o engenheiro agrônomo da Seagro, citando o programa de produção integrada, desenvolvido pela Seagro, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Outra informação positiva sobre a safra é que se os preços do fruto permanecerem os mesmos de 2013, o produtor terá uma boa margem de lucro. O produtor Irondi Rosa de Bastos, que possui 28 hectares no município de Pequizeiro, já comemora as negociações para a safra 2012/14. “Em relação a preço a gente nunca sabe, mas em relação a comprador já está tendo uma grande procura. Fechei com um comprador de São Paulo e um de Brasília”, ressaltou.

O produtor de abacaxi em Fortaleza do Tabocão, Delson Hansen, espera uma colheita para 2014 acima da média. “A expectativa é boa. Esperamos um aproveitamento de 70% daqui pra frente”, disse o produtor que trabalha no setor há 12 anos no Estado, numa área total de 32 hectares.

Exportação

Cerca de 90% do abacaxi produzido no Tocantins é comercializado para outros estados. Os principais estados compradores são Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. De toda produção do Estado, 60% provém da agricultura familiar. (Ascom/Seagro )