Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Sede administrativa da Prefeitura de Palmas na Avenida JK

Sede administrativa da Prefeitura de Palmas na Avenida JK Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves Sede administrativa da Prefeitura de Palmas na Avenida JK Sede administrativa da Prefeitura de Palmas na Avenida JK

A prefeitura de Palmas espera arrecadar este ano R$ 38 milhões com o pagamento de IPTU. A informação é do secretário Tiago Andrino ao Conexão Tocantins nesta quarta-feira, 8. Ano passado foi arrecadado em torno de R$ 24,5 milhões. O aumento na projeção seria então de quase 60%.

Outra novidade é que além do simulador do cálculo do IPTU que já está no site da Prefeitura de Palmas disponível para consulta, a prefeitura fará postos avançados de simulação das feiras e espaços públicos da cidade. “Vamos radicalizar na transparência”, afirmou o secretário Tiago Andrino.

A oposição através dos vereador Joaquim Maia (PV), Iratã Abreu (PSD) e o deputado estadual Marcelo Lelis (PV) estão mobilizando a população para um abaixo-assinado contra a atualização da planta. Os oposicionistas entraram ainda com uma Ação na Justiça questionando o projeto. Questionado sobre tais movimentações Andrino foi taxativo: “Não é saudável é utilizar uma questão seria de maneira distorcida . O prefeito Amastha não veio pra fazer populismo e sim arrumar a casa e estamos fazendo a coisa de maneira certa”, respondeu.

Outra novidade com a nova planta é que 50% da destinação do IPTU vai ser indicada pelos próprios moradores que vão indicar a prioridade das obras nas quadras que moram através do carnê do imposto. “No carnê vai ter uma pesquisa onde os moradores vão escolher as prioridades nas quadras”, explicou o secretário. Os outros 50% serão investidos nas áreas de Educação e Saúde.