Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Em uma ação de conscientização voltada para a comunidade de Gurupi, profissionais da área da saúde ligados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deram início na manhã desta quinta-feira, 09, a uma série de ações que visam levar conhecimento e mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus epatorial da dengue.

A ação iniciou no setor vila independência e irá se estender por toda a cidade. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Sueli Aguiar, que participou ativamente da varredura ao setor, a ação visa exterminar o mosquito transmissor da dengue, e seu habitat, bem como levar conhecimento e apoio aos moradores, quanto ao perigo causado pelo inseto. “A cidade não registrou nenhum caso da doença nestes primeiros dias do ano. Isso se dá em razão ao bom trabalho de combate e controle realizado pelos agentes de saúde e demais profissionais durante o ano passado”, lembrou Sueli.

Segundo Antônio Luiz, Coordenador do programa de combate a dengue, o objetivo é sensibilizar os proprietários de imóveis residenciais e comerciais no intuito de retirar todos e quaisquer materiais que possam se transformar em possíveis criadouros do mosquito. “Vamos levar este serviço a toda comunidade de Gurupi e esperamos atingir a nossa meta, que é erradicar de vez este mosquito em nossa cidade” afirmou. Ainda de acordo com o coordenador, o período chuvoso favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e segundo dados da equipe do próprio CCZ, cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor estão localizados dentro dos imóveis residenciais.

Gleivia Ribeiro, moradora do setor vila independência há seis anos, afirmou estar atenta quanto ao zelo no seu quintal e até mesmo dos seus vizinhos. “Aqui faço o meu dever de limpar meu quintal e ainda oriento meus vizinhos para manter também limpo sua parte, pois se sabe que só eu fazendo minha parte de quase nada vai adiantar, pois o mosquito se prolifera no quintal alheio e vem trazer seu mal para minha casa ou de outra pessoa. Também sei que a prefeitura sozinha não dá conta de combater ou prevenir o mosquito, tem que ter o apoio de toda comunidade”, relatou a moradora.

A próxima ação acontecerá no dia 16 de janeiro, nos setores localizados a margem direita da BR-153, sentido Belém/Brasília. Tendo como ponto de partida a Unidade Básica de Saúde Parque das Acácias. (Secom Gurupi)