Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A peça teatral Flor de Macambira, do grupo paraibano Ser Tão Teatro, se apresentará amanhã, 14, no Canto das Artes de Taquaruçu. A peça conta a história de Catirina, a mais bela flor da fazenda macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma. A entrada é gratuita e o espetáculo é para todas as idades, a apresentação começa às 20h.

Contada na levada do bumba meu boi e do cavalo marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, a peça é encenada em praça pública.

A turnê “Flor do Norte”, que começou em Gurupí na ultima sexta-feira, 10, segue para Palmas onde o grupo realizará além da peça teatral uma oficina de formação de atores e criação de personagens. Até o dia 13 de fevereiro, o coletivo teatral paraibano circula nos sete estados da região norte, percorrendo dez mil quilômetros para apresentar o espetáculo “Flor de Macambira”.

Contemplada pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, que seleciona os espetáculos que mais se destacaram nos anos anteriores, a turnê ‘Flor No Norte’ celebra sete anos de sucesso de público e de reconhecimento profissional do Ser Tão Teatro que, ao fim dessa turnê, terá realizado apresentações de “Flor de Macambira” em 55 cidades de 20 estados do Brasil e atingido um público estimado em 165 mil pessoas.

O Coletivo Ser Tão Teatro

Fundado na Universidade Federal da Paraíba em 2007, o Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa que circulou por mais de 80 cidades brasileiras com seu repertório. Atualmente, o coletivo é um dos mais admirados e respeitados grupos teatrais do nordeste.  Contemplado com mais de 20 editais públicos de cultura, o Ser Tão Teatro possui sede em João Pessoa, onde desenvolve atividades contínuas de formação de plateia, oficinas artísticas e intercâmbio cultural. Em novembro de 2011, publicou “Em 3 Atos”, livro que reúne depoimentos, críticas e textos sobre os três espetáculos de repertório do grupo: “Vereda da Salvação”, “A Farsa da Boa Preguiça” e “Flor de Macambira”. Promove anualmente, desde 2008, a Mostra de Teatro do Grupo de João Pessoa que integra coletivos teatrais de outros estados com a cena paraibana e enriquece a vida cultural da cidade com a oferta de espetáculos e oficinas gratuitas.

Flor de Macambira

Texto de Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro, direção de Christina Streva, com Cida Costa, Fabiano Furmiga, Gladson Galego, Isadora Feitosa, Polly Barros, Rafael Guedes, Thardelly Lima e Zé Guilherme.

Mais informações no site: sertaoteatro.com.br/flornonorte

Programação

Palmas

Local: Canto das artes- Taquaruçu.

Dia: 14/01/2014

Hora: 20h