Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com a Embrapa implantaram, esta semana, na fazenda Laço de Ouro, no município de Almas, região sudeste do Estado, a 276 km de Palmas, uma Unidade de Referencia Técnica (URT). A unidade servirá de modela para transferência de tecnologia aos agricultores da região.

Segundo o técnico de transferência de tecnologia da Embrapa, Pedro Henrique de Alcântara, no Tocantins 20 municípios estão sendo contemplados com as URT dentre eles: Itapoã, Arapoema, Nova Olinda, Araguaina, Santa Fé do Araguaia, Araguatins, Bom Jesus do Tocantins, Miracema do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Araguatins, Praia Norte, Angico, Almas, Dianópolis, Taguatinga, Campos Belos, Pium, Gurupi, Araguaçu e Pugmil.

“Com a implantação das URT, a ideia é que elas se tornem modelos de desenvolvimento técnico, econômico e social e ambiental e centro de multiplicação regional das tecnologias e ao mesmo tempo sirvam para capacitar os técnicos participantes dos projetos, na lógica do aprender fazendo”, informou Alcântara.

Na URT de Almas está sendo plantado numa área de 19 ha o cultivo de pastagens (brachiaria brizantha) com Integração Lavoura Pecuária (ILP) com milho sequeiro.  “Desenvolvo a pecuária de corte na atividade de cria, e espero que esse projeto nos proporcione grandes melhorias e benefícios, não só para minha propriedade, mas também para todos os demais agricultores daqui da região“ disse o proprietário da fazenda, Neiçon Gomes de Souza.

Segundo o gerente do Ruraltins de Almas. João de Albuquerque Filho, a URT segue os princípios do programa ABC(Agricultura de Baixo Carbono), sendo utilizado o sistema Barreirão, ou seja, tecnologia de recuperação/ renovação de pastagens em consórcio com culturas anuais, para recuperação de áreas degradadas. “Essa propriedade vai receber orientação técnica durante três anos, visando recuperar todas as áreas degradadas”, explicou Filho, ressaltando que ao final do ciclo do milho, durante este ano, será realizado um Dia de Campo com objetivo de apresentar aos agricultores de Almas e região o projeto, visando à transferência de tecnologia.

Segundo a gerente do plano ABC do Ruraltins, Milene Magalhães, O Tocantins vem contribuindo efetivamente desde 2012 para que a meta nacional de redução de gases cerca em 40% de efeito estufa seja cumprida. “As ações para atingir essa meta no Estado estão focadas na realização de capacitações de técnicos e agricultores, seminários de sensibilização, dentre outros”, destacou ela.

Plano ABC

O Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com os Estados e Municípios. Visa aumentar o número de produtores rurais que utilizem técnicas sustentáveis é uma das principais metas. Para atingir esse objetivo, esses órgãos trabalham em conjunto para capacitar multiplicadores do plano nos Estados.

Nesse sentido, estimular a redução das emissões de carbono no setor agropecuário, como forma de cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil na Conferência do Clima da ONU (COP 15). Ele baseia-se em tecnologias como o sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, fixação biológica de nitrogênio no solo, plantação de florestas comerciais e tratamento de resíduos de animais.

Na safra 2012/2013, o programa teve R$ 3,4 bilhões disponíveis em linhas de crédito. A taxa de juros para o período diminui em relação à safra anterior, de 5,5% para 5% ao ano, a menor fixada para o crédito rural destinado à agricultura empresarial. O prazo para pagamento é de 5 a 15 anos – com até oito anos de carência –, e o limite de financiamento é de R$ 1 milhão. (Ascom Ruraltins)