Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, reúne-se nesta terça-feira, 21, às 17 horas, em Brasília- DF, com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para discutir as tratativas finais do projeto do Buss Rapid Transit (BRT). Acompanham o gestor municipal, o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas, Luiz Masaru Hayakawa, e os secretários Cristian Zini, Claudio Schüller e Aleandro Lacerda.

Na pauta serão apresentados os avanços executados no projeto desde a última reunião, realizada em dezembro do ano passado. Além das obras de mobilidade urbana, o projeto ainda inclui programas de habitação com o pleito de mais de 5.800 unidades habitacionais.

De acordo com o prefeito Carlos Amastha, os recursos para as obras estão inclusos no programa de mobilidade urbana do Governo Federal, que anunciou em junho de 2013 mais de R$ 50 bilhões para investimentos nesta área. “O diferencial do nosso projeto é integrar o eixo de transporte aos programas de habitação, entre eles, o Minha Casa Minha Vida. Assim, pretendemos atender as demandas da cidade e solucionar os diversos problemas encontrados no transporte público coletivo”, enfatiza.

BRT

Elaborado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas, o plano de integração das regiões Norte e Sul de Palmas será feito por meio do sistema BRT, que prevê a instalação de uma via rápida de transporte dinâmico de passageiros no canteiro central da Avenida Theotônio Segurado, ligando de um lado o Setor Santo Amaro e de outro uma bifurcação que divide os caminhos a Taquaralto e Taquari. Serão aproximadamente 35 km de corredor expresso ininterrupto que possibilitará ao usuário conforto e rapidez.

A nova estrutura de embarque e desembarque possibilitará aos usuários do transporte coletivo urbano o acesso a bens e serviços tais como emissão de documentos, plantões de vacinação, farmácias básicas, atendimento ao usuário, entre outros.

Ainda está prevista a instalação de árvores no entorno da via expressa, com o propósito de diminuir a incidência de raios solares diretamente nos ônibus, proporcionando um clima mais ameno nos coletivos. O sistema atende ainda ciclovias. (Secom Palmas)