Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Viviane Asevedo
  • Vice-reitor Arison Pereira

O Conselho Estadual de Educação do Tocantins publicou no Diário Oficial Estado do dia 20 de janeiro de 2014, três pareceres técnicos que reconhecem os cursos presenciais gratuitos de Serviço Social, Engenharia Agronômica e Sistema de Informação, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Ainda no primeiro semestre deste ano, o Conselho iniciará as visitas técnicas para elaboração do relatório do curso de Direito.

Os pareceres que reconheceram os cursos foram formulados após visitas técnicas que ocorreram em novembro de 2013. Na ocasião, a Comissão Verificadora do Conselho Estadual de Educação do Tocantins avaliou os cursos nos seguintes requisitos: organização didática pedagógica; corpo docente e administração acadêmica e infraestrutura.

Segundo o Conselho, o curso de Engenharia Agronômica, que foi avaliado com uma nota 4 no universo de 5 e reconhecido por mais 5 anos, “contempla muito bem as demandas efetivas de natureza econômica e social da região; as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão contidas no Plano Pedagógico do Curso estão devidamente implantadas e os objetivos do curso estão coerentes e articulados com o perfil profissional do egresso de forma excelente”. O curso de Sistema de Informação recebeu a nota 4 e de Serviço Social 3,2.

Para o vice-reitor da Unitins, Arison Pereira, que é professor no curso de Engenharia Agronômica, a avaliação comprovou a qualidade do ensino superior gratuito que a universidade vem oferecendo para a comunidade. “Fomos avaliados por uma comissão externa , e a excelente nota respalda o processo de reestruturação que a Unitins tem passado nos últimos anos”, diz Pereira, comemorando o resultado.

Segundo o Ministério da Educação, o reconhecimento deve ser solicitado pela Instituição de Ensino Superior quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas.

Recredenciamento

Em setembro de 2013, o Governo do Estado do Tocantins recredenciou a Unitins por mais cinco anos. O parecer favorável ao recredenciamento foi publicado no Diário Oficial do Estado nº 3.943, onde inclusive o Conselho Estadual de Educação do Tocantins, que segue as mesmas diretrizes e procedimentos do Ministério da Educação, conferiu a Instituição o conceito global 4, num universo de 5.