Educação

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Proteção Básica, abre novas inscrições para o programa Projovem Adolescente. O programa oferece a jovens, entre 15 e 17 anos, a oportunidade de receber orientação profissional por meio de aulas de informática e atividades esportivas e culturais. O adolescente que quiser participar do programa deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

O ProJovem Adolescente é desenvolvido em 10 CRAS distribuídos em diferentes setores de Palmas. Os jovens são organizados em grupos compostos no mínimo por 15 e no máximo 30 jovens, com funcionamento pela manhã e tarde. A turma é acompanhada por um profissional capacitado para realizar os encontros e oficinas com os adolescentes.

A gerente de Atenção às Famílias, Greyce Suelen, destaca que o principal foco do programa é o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com o retorno dos adolescentes à escola e a permanência dos mesmos no sistema de ensino. “O programa do Projovem Adolescente disponibiliza técnicos e educadores sociais, que trabalha o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa, a inclusão digital, de modo que orienta o jovem para a escolha profissional consciente”.

O programa é voltado a jovens de famílias beneficiárias pelo Bolsa Família e àqueles em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.