Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Os cidadãos palmenses poderão conhecer um dos projetos mais arrojados do Município ainda nesta semana. Na próxima quarta-feira, 29, às 18h30, a Câmara Municipal será palco de uma audiência pública para apresentação do Bus Rapid Transit (BRT). A audiência pública é uma exigência do Estatuto da Cidade.

Apresentado pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Luiz Masaru Hayakawa, a audiência será aberta a toda sociedade e contará com a presença do prefeito Carlos Amastha e participação do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, deputados estaduais, vereadores, universidades, entidades classistas, associações de moradores e secretários municipais e estaduais.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, através do Impup em conjunto com a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot), e será levado ao conhecimento do público seus impactos sociais, já que o projeto visa atender todo o Município não apenas com um transporte mais eficaz, mas também com a integração de ciclovias ao sistema, trincheiras (passarelas subterrâneas para pedestres e ciclistas), dentre outros benefícios.

De acordo com o prefeito Carlos Amastha, os recursos para as obras estão inclusos no programa de mobilidade urbana do Governo Federal, que anunciou em junho de 2013 mais de R$ 50 bilhões para investimentos nesta área. “O diferencial do nosso projeto é integrar o eixo de transporte aos programas de habitação, entre eles, o Minha Casa Minha Vida. Assim, pretendemos atender as demandas da cidade e solucionar os diversos problemas encontrados no transporte público coletivo”, enfatiza.

O superintendente de Transportes da Samot, Marcelo Alves, explica que o projeto prioriza áreas adensadas para melhor atender a população. “A idéia inicial era que o BRT veiculasse por toda a Avenida Theotônio Segurado, no entanto, como nas proximidades do setor Bertaville até a Estação Xerente o adensamento é baixo, visto que só há moradores em um sentido da via, foi decidido passar o BRT por dentro do Setor Aureny III", disse.

BRT

Elaborado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas, o plano de integração das regiões Norte e Sul de Palmas será feito por meio do sistema BRT, que prevê a instalação de uma via rápida de transporte dinâmico de passageiros no canteiro central da Avenida Theotônio Segurado, ligando de um lado o Setor Santo Amaro e de outro uma bifurcação que divide os caminhos a Taquaralto e Taquari. Serão aproximadamente 35 km de corredor expresso ininterrupto que possibilitará ao usuário conforto e rapidez.

A nova estrutura de embarque e desembarque possibilitará aos usuários do transporte coletivo urbano o acesso a bens e serviços tais como emissão de documentos, plantões de vacinação, farmácias básicas, atendimento ao usuário, entre outros.

Ainda está prevista a instalação de árvores no entorno da via expressa, com o propósito de diminuir a incidência de raios solares diretamente nos ônibus, proporcionando um clima mais ameno nos coletivos. O sistema atende ainda ciclovias. (Secom Palmas)