Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Os vereadores reuniram-se nesta terça-feira, 28, pela manhã, com os proprietários de transporte alternativo (vans), taxistas, moto-taxistas e representantes de empresas de ônibus para discutir sobre o decreto da Prefeitura de Palmas que limita a circulação de micro-ônibus de transporte alternativo nas principais vias urbanas da capital, como as avenidas Theotônio Segurado e Juscelino Kubitschek (JK). O serviço só poderá ser oferecido nas rodoviárias,de acordo como decreto.

O decreto está em vigor desde o último dia 26 e o motorista que for flagrado transportando passageiros em vans terá o veículo apreendido, além de ser multado em R$ 1,7 mil. São mais de 30 que transportam cerca de 600 pessoas por dia. 

Na próxima quinta-feira, dia 30, segundo o presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Major Negreiros, voltam a se reunir com todos os representantes, para tentar buscar uma solução para o que está sendo classificado como um impasse.

Conforme a prefeitura, a medida vem para atender a uma lei sobre o serviço de táxi na capital. Diferente dos ônibus, que só podem parar na rodoviária, as vans do transporte alternativo levam os passageiros até a sua casa.

Novo sistema

O projeto sobre o novo sistema de transporte estudado pelo município [BRT] será apresentado em audiência pública nesta quarta-feira, 29, às 18h30, na Câmara Municipal da Capital. O projeto será apresentado pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento de Palmas (Impup), Luiz Masaru Hayakawa.

Para a ocasião estão confirmadas as presenças do prefeito Carlos Amastha (PP), representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, deputados estaduais, vereadores, universidades, entidades classistas, associações de moradores e secretários municipais e estaduais.