Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Corte do Tribunal de Justiça se reuniu nesta segunda-feira (3/2), no auditório do Tribunal Pleno, para a abertura do Ano Judiciário. A sessão especial foi dirigida pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, que abriu oficialmente os trabalhos da Justiça. A solenidade ainda marcou o início das atividades comemorativas aos 25 anos do Poder Judiciário do Tocantins. Além dos desembargadores e juízes convocados, o evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o vice-governador João Oliveira e o prefeito de Palmas Carlos Amastha. 

Abrindo o evento, os servidores Glaciele Torquatro e Jadir Oliveira cantaram os Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Tocantins, respectivamente. Na sequência, a presidente do TJTO declarou aberto o Ano Judiciário e fez o lançamento da programação em comemoração aos 25 anos da Justiça tocantinense. Atividades diferenciadas, alusivas ao Jubileu de Prata, envolverão todo o Poder judiciário até o final de 2014. O selo e carimbo comemorativos também foram apresentados. Ainda dentro das comemorações, os desembargadores e demais autoridades participaram do descerramento da placa comemorativa, que será afixada no hall do Tribunal de Justiça.

Em seu discurso a presidente relembrou as dificuldades dos primeiros anos, quando a falta de estrutura era uma realidade do Judiciário. Mas afirmou que com o compromisso e empenho de servidores e magistrados do 1º e 2º Graus, foi possível garantir o crescimento do Judiciário. “Ao longo desses 25 anos, o Poder Judiciário tocantinense superou cada barreira imposta em sua trajetória e hoje comemora uma Justiça moderna e mais próxima do cidadão”, declarou a desembargadora.  

Homenagens

Durante a cerimônia, a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, entregou ao vice-presidente, desembargador José de Moura Filho, Decano do Tribunal, uma placa de homenagem pelo relevante trabalho prestado ao Poder Judiciário nesses 25 anos. Ao fim da solenidade o vice-presidente também homenageou a desembargadora com o colar da “Ordem do Mérito Desembargador Theotônio Segurado, no grau de Grande Cruz”.

Mesa de honra

A mesa de honra foi composta pelos desembargadores e juízes convocados, do Tribunal Pleno. Participaram ainda o vice-governador do Estado do Tocantins, João Oliveira; o sub-procuradora-geral de Justiça, José Maria da Silva; o prefeito de palmas, Carlos Amastha; o sub-defensor público geral do Estado, Alexandre Algustus Lopes Elias El Sayek; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, Epitácio Brandão Lopes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro José Wagner Praxedes; o secretário de prerrogativas da Associação Racional dos Magistrados - AMB, Ruben Ribeiro de Carvalho, no ato representando a presidência da Associação.