Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A caravana peemedebista composta pelo deputado federal Júnior Coimbra, pelo ex-governador Carlos Henrique Gaguim, pelo deputado estadual José Augusto Pugliesi, pelo ex-deputado federal, Udson Bandeira, continua a sua caminhada pelo Estado, realizando reunião com membros do PMDB, com o objetivo de divulgar as pré-candidaturas de Coimbra para governador do estado e de Gaguim para o Senado. Participam também da comitiva o empresário Dito do Posto, Gerson Paiva, Paulo Teixeira e Bruno Amorim.

Neste último final de semana a equipe visitou, no sábado (1º de fevereiro), as cidades de Marianópolis, Caseara e Araguacema. No domingo (02), a caravana passou por Dois Irmãos, Abreulândia e Pugmil. Desde do dia 29 de janeiro já foram visitadas os municípios de Tocantínia, Fortaleza do Tabocão, Rio dos Bois, Barrolândia, Divinópolis, A caminhada também visa ouvir a população, de cada região e de todos segmentos, para a partir de suas necessidades e demandas subsidiar o plano de governo que está sendo desenvolvido pelo grupo.

O número expressivo de presentes em cada reunião, que chega a superar a média de 100 pessoas por encontro, vem surpreendendo o grupo. Segundo Coimbra, é grande o número de declarações de apoio a sua pré-candidatura a governo e de Gaguim para o senado, por todos lugares pelo qual a caravana tem passado. “Na nossa caminhada estamos vivenciando o grande descontamento da população com a atual gestão, e eles estão vendo no meu mome a possibilidade de mudança, o que nos deixa confiantes de estarmos no caminho certo e que chegaremos liderando as pesquisas (de opinião) na convenção do partido”, argumenta o deputado.

O prefeito de Marianópolis, José de Pádua declarou apoio ao grupo, e se colocou, junto com os membros da legenda da cidade, a “estar junto com Coimbra nessa caminhada”. O ex-prefeito de Caseara Valter ressaltou a necessidade do PMDB unido e ver Coimbra como um bom nome para candidato a governo. O ex-prefeito de Araguacema, José Américo, defendeu que, “Júnior Coimbra você é curraleiro (nascido no Tocantins) como nós e com certeza, fará o melhor para esse Estado”.

Em Dois Irmãos, o prefeito local, Francisco Carlos Assi Tozzatti (Chicão), também declarou apoio ao grupo, onde segundo ele, Coimbra “tem um nome de respeito, tem muitos serviços prestados ao Tocantins e a nossa região e está amparado em um grupo que almeja mudança”. Em Pugmil a prefeita local, também anunciou apoio a caravana, e disse que, junto com os vereadores da cidade, caminhará junto com o grupo e que trabalhará para o seu sucesso.

A próxima etapa volta acontecer de 05 a 08 de fevereiro, com agenda de municípios a serem visitados ainda a definir. O objetivo e percorrer todos os 139 municípios do Estado em 90 dias.

100% ficha limpa

Em cada cidade visitada pela Caravana, Carlos Gaguim tem deixando bem claro a disposição em a trabalhar para consolidar a sua candidatura e, segundo ele, ser o melhor senador que o Tocantins já teve. No entanto, o ex-governador ressalta que se até março, o seu nome não estiver 100% ficha limpa ele não será candidato. “Estou trabalhando para resolver todas minhas pendências com a justiça, mas se por ventura não conseguir, apoiarei o candidato que tiver em melhores condições de ganhar as eleições”, justifica.

Gaguim disse ainda que, “não é justo levar em frente uma candidatura com insegurança jurídica, por isso se eu não for ficha limpa não serei candidato e apoiarei melhor nome que o partido tiver”. 

Oposição

Durante as visitas aos municípios o grupo tem deixado bem claro que é oposição ao atual gestão do executivo estadual. O deputado José Augusto, chama a atenção para o marketing viral que tenta espalhar que o grupo é ligado ao governo Siqueira Campos. Segundo o parlamentar, “é uma clara intenção de descaracterizar o projeto do grupo, que está se fortalecendo e ganhando apoio por todos os lugares que passa.