Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO) prestigiou, nesta última segunda-feira, 03, a posse do novo ministro da Educação, José Henrique Paim. Ele assume a vaga que era ocupada por Aloízio Mercadante, que passou a assumir a Casa Civil.

A parlamentar considerou a escolha de Paim como um acerto do Executivo Federal, uma vez que ele tem o perfil técnico adequado para o cargo, além de conhecedor das leis e questões relacionadas à educação brasileira. “São anos de dedicação à Educação. Nada mais justo que esse reconhecimento, pois o Paim é um profundo conhecedor da educação pública deste País”, disse.

Sobre o ministro

Henrique Paim, 47 anos, natural de Porto Alegre, é formado em economia. Desde 2006, ocupava o cargo de secretário-executivo do MEC. Exerceu as funções de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 2004 a 2006; subsecretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, em 2003; secretário estadual de coordenação e planejamento do Rio Grande do Sul, em 2002; coordenador de relações internacionais da prefeitura de Porto Alegre, em 2001. Também foi secretário municipal de captação de recursos e cooperação internacional de Porto Alegre, de 1995 a 2000; analista de projetos do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), de 1988 a 1994. É professor de economia do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), licenciado.