Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Aurora Fernandes

Foto: Aurora Fernandes

A Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação convoca os estudantes beneficiados pelo Proeducar – Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado, que concluíram o curso no ano de 2012, cancelaram ou foram excluídos do Programa neste período, para negociarem o débito junto ao Governo.  

Os estudantes poderão negociar a dívida sem juros até o dia 31 de março deste ano, acessando o site sedecti.to.gov.br, clicando no banner do Proeducar/Sicoap – Sistema de Cobrança de Alunos do Proeducar. Neste sistema é possível se informar sobre o valor da dívida, negociá-la e ainda gerar o boleto que pode ser pago em qualquer agência bancária até o vencimento.

Como negociar 

Na negociação o beneficiado tem como opção quitar o débito à vista ou da seguinte forma: até 50% do valor total em prestação de serviços ao Governo e o restante da dívida em até uma vez e meia o correspondente ao período de utilização de seu benefício. Ou seja, quem utilizou o crédito por quatro anos, poderá parcelar seu débito em até seis anos, por exemplo. 

De acordo com a Diretoria de Formação Profissional da Sedecti, até agora o Governo do Estado já negociou quase de R$ 39 milhões, cerca de 70% do valor total, que é deR$ 56, 3 milhões com a negociação dos débitos de estudantes do Proeducar. Esse valor será investido na concessão de novos créditos educativos. 

Proeducar 

O Proeducar tem o objetivo de financiar parcialmente os cursos de graduação de estudantes carentes matriculados em instituições de ensino superior não gratuitas no Tocantins. O valor financiado pode chegar a 85% do valor da mensalidade.