Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado Eduardo Gomes (SDD) destinou emendas orçamentária no valor total de R$ 600 mil para as APAEs - Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais - de Araguaína, Colinas do Tocantins e Paraíso do Tocantins. A emenda foi aprovada no Orçamento da União para este ano, através do Ministério da Saúde. 

No Estado do Tocantins, as Apaes estão presentes em 50 municípios, com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, visando à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Após 22 anos de existência do movimento apaeano no Estado do Tocantins, mais 3.500 pessoas com deficiência são atendidas pelas Apaes. 

O presidente das Federações das Apaes do Tocantins, Nilson Alves Ferreira, disse que os recursos que chegam nas Apaes, advindos de emendas parlamentares,  são importantes para a continuidade do trabalho da entidade. São utilizados para o atendimento aos portadores de deficiência nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, nos três grandes pilares das políticas públicas junto às Apaes. O ano passado, explicou Nilson, a Apae do Tocantins não conseguiu ser incluída nas emendas dos parlamentares federais, então o deputado Eduardo Gomes, optou por destinar verba de R$ 200 mil para cada Apae de três cidades tocantinenses. Nilson destacou que a entidade tem passado ao longo dos anos por inúmeros desafios, mas as conquistas são cada vez mais constantes, especialmente quando recebe apoio, como o do deputado Eduardo Gomes.

O parlamentar explicou que a Apae integra uma rede nacional de atendimento que abrange mais de 2.000 entidades prestadoras de serviço a aproximadamente 300.000 pessoas com deficiência, executando uma atividade não governamental, priorizando a busca da plena inclusão social. (Assessoria de Imprensa).