Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

De toda a produção de biodiesel da região norte, 78% vem do Tocantins, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A maioria desta produção deriva da cultura de soja, que já tem cadeia produtiva estabelecida no Estado. A tendência é que estes números aumentem, visto que agricultores familiares têm demonstrado interesse em aderir ao projeto de biodiesel, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Na quinta-feira, 05, representantes da Seagro, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Granol, empresa que comercializa soja, apresentaram o projeto a agricultores familiares de Dois Irmãos do Tocantins, que demonstraram interesse na diversificação da produção visando o biodiesel. “Nossa terra é boa e somos todos trabalhadores. Precisamos de ajuda e sabemos que assim podemos desenvolver uma decência maior na vida, e esse projeto é uma oportunidade para isso”, disse o produtor rural, Ataídes Borges.

O projeto foi apresentado ainda à secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município, Mell Botelho, a vereadores, e ao prefeito, Francisco Tozzatti, que também avaliou o projeto como muito positivo para a região. “Somos muito carentes em alternativa de renda e o biodiesel é uma boa opção”, disse. O coordenador de Agricultura Familiar da Granol, Edson Osugui, frisou a rentabilidade do projeto para o produtor rural. “A receita líquida média do produtor é de R$ 731 por hectare, além dos prêmios pagos conforme estipulado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA)”, afirmou.

Biodiesel

O projeto de biodiesel da Seagro consiste em estimular o produtor rural enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a utilizar uma pequena parte de sua propriedade para o cultivo de soja, voltado à produção de biodiesel, combustível renovável e biodegradável.

Segundo o supervisor de Biocombustível da Seagro, Antônio Cássio, os produtores vão receber capacitação e apoio técnico, além de ter a venda da colheita garantida. “O objetivo é possibilitar ao produtor de agricultura familiar uma nova atividade agrícola rentável e sustentável, uma vez que as grandes empresas precisam comprar 15% de produtos originados da agricultura familiar para a obtenção do Selo de Combustível Social, concedido pelo MDA”, afirmou Cássio.

Este semestre, o projeto será apresentado durante vários eventos da Seagro. Nos dias 04 e 05 de abril acontece, em Palmas, o Seminário Selo de Combustível Social, e de 06 a 10 de maio ocorre a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), também na capital, que além do biodiesel, apresentará outras opções para a agricultura familiar. (Ascom/Seagro)