Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O município de Pau D’Arco, localizado a 408 km de Palmas, celebrou 23 anos de emancipação política neste final de semana, em evento realizado no Recanto dos Ipês, centro da cidade. A festa foi realizada pela Prefeitura de Pau D’Arco, com apoio de deputados estaduais e federais, além do governo do Tocantins.

Oficialmente, o aniversário de Pau D’Arco é celebrado no dia 10 de fevereiro. Contudo, a prefeita Laudeci Ribeiro (PMDB) decidiu antecipar a festa no intuito de prolongar as comemorações. “Esta é uma festa tradicional em nosso município, celebração que inovamos a cada ano, com o objetivo de receber bem a comunidade e os visitantes que prestigiam o aniversário. Elaboramos uma programação voltada para todos os públicos”, revelou a gestora municipal. A festa foi realizada entre os dias 07 a 10 de fevereiro.

Realizada no espaçoso Recanto dos Ipês, a festa contou com o apoio do deputado Estadual Iderval Silva (SDD), que empenhou emenda parlamentar para a locação das principais estruturas (palco, som e iluminação) do evento. Colaboraram ainda a deputada Estadual Josi Nunes (PMDB) e o deputado Federal Júnior Coimbra (PMDB), que doaram premiações para as competições esportivas integradas à programação das festividades. Já o governo do Tocantins cedeu maquinários para dar os retoques finais no espaço da festa.

A visitante Eliane Nogueira, de Arapoema, disse que sempre participa do aniversário de Pau D’Arco e, que neste ano, percebeu inovações. “A festa estendeu sua programação, com artistas de boa qualidade técnica e ótima estrutura. Pau D’Arco está de parabéns, povo bonito e acolhedor”, disse a jovem. No local, barraqueiros ofertaram bebidas e alimentação. A prefeitura dispôs brinquedos e tendas, além de construir estrutura para campeonatos de MotoCross e vaquejada. As competições esportivas foram realizadas próximo ao Recanto dos Ipês, no ginásio poliesportivo Juarez Ferreira Lira.

Programação

A programação dos 23 anos de Pau D’Arco contou com shows gospel, da dupla sertaneja Sandro e Santiago, das bandas de forró Tony Baladeiros e Garota Sarada, bem como o cantor Juliano Reis. Ainda, foram realizadas cavalgadas com cavaleiros da cidade e região e a I Etapa da Copa Tocantins 25 anos de Motocross – esta última contou com o apoio da Confederação Tocantinense de Motociclismo. O grande destaque da festa foi à inauguração da creche Municipal de Educação Eugênio Souza Alcântara.

Pau D’arco

Localizada na região noroeste do Tocantins, Pau D’arco teve sua origem devida à proximidade com as áreas de exploração da borracha, no sertão do Estado do Pará. Além de fornecer lenha abundante para os navegantes rumo a Belém, era um bom local para descanso. Logo passou a ser o principal porto de embarque da borracha. Ao final do ciclo da borracha, ganha força na região a exploração madeireira, a atividade agropecuária e a caça de animais silvestres. Em 1991, após um longo movimento popular, Pau D'arco alcança a emancipação política.

No turismo, Pau D’arco se destaca com a praia da Fofoca, no rio Araguaia e com a realização das festas religiosas de Santos Reis e São Domingos de Gusmão, padroeiro da cidade. Sua economia gira em torno da agropecuária e da pesca, com a presença de associação de pescadores. (Ascom ATM)