Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Professores são capacitados

O ano de 2014 vai iniciar de forma diferente para os alunos da rede municipal de ensino de Miracema do Tocantins. A prefeitura junto ao Sebrae, começaram na ultima segunda-feira,10, as ações para capacitação dos professores que vão executar o projeto Jeep.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), projeto desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a prefeitura de Miracema por meio da Secretaria de Educação tem como objetivo de incentivar o espírito empreendedor e a ainda orientar as novas gerações para os negócios.

Aproximadamente dois mil alunos de toda a rede municipal serão beneficiados e 57 professores estão em processo de capacitação conduzidos pela Consultora de Educação Empreendedora do Sebrae (ES), Cecília Bettero.

Confiante no sucesso do projeto e empolgado com a nova perspectiva de educação proposta pela gestão, o secretário de educação, Robson Vila Nova, destacou que a atividade pretende não só formar futuros empreendedores para os negócios. “É para a vida do aluno que estamos contribuindo. O empreendedorismo é  importante mecanismo para a formação cidadã”, refletiu Robson.

Robson ainda frisou que com a parceria do Sebrae, Miracema entra para o rol dos municípios brasileiros que tem focado essa temática desde as séries iniciais até o ensino fundamental. “É um olhar diferenciado para as diferentes faixas estarias, talentos e potencialidades locais e regionais”, completou.

Jeep

Nos primeiros anos, os alunos aprendem, por meio de oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios. Gradativamente, os conteúdos são aprofundados e novos temas inseridos, como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. Os cursos poderão ser aplicados dentro das disciplinas curriculares ou em atividades extracurriculares.

Ciclo empreendedor

Ainda de acordo com Robson Vila Nova, o envolvimento dos professores e a capacitação vai viabilizar a formação de educadores empreendedores, que formarão alunos empreendedores que por consequência vão dividir o conhecimento com a família.

“Este é um projeto que vamos formar um grande ciclo de ideias e inovações. Todos saem beneficiados e a economia local também vai ser enriquecida”, explica Robson.

A formação está ocorrendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Martins Nolêto, dás 08h às 12h e das 14h às 18hs. (Prefeitura de Miracema-TO)