Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

O Governo do Estado irá buscar novas parcerias para investimentos no Tocantins em uma viagem estratégica à China, Emirados Árabes e Israel a partir do dia 16 de fevereiro. A comitiva tocantinense será chefiada pelo vice-governador João Oliveira e coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia. Completam o grupo o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola e o superintendente de comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação, Luiz Pires. Os empresários Aldison Wiserman Barros de Lyra (Tom Lyra), José João Stival e José João Stival Júnior são os representantes da área privada.

A primeira parada do grupo será em Xangai, na China, onde a comitiva tocantinense irá se reunir com industriais do ramo ótico interessados em investir no Estado. Lá, o grupo participa da 14ª China International Optics Fair (Feira Ótica Internacional da China), a quarta maior feira do setor no mundo. De Xangai o grupo segue para Pequim, onde será recepcionado pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e se reunirá com empresários e autoridades chinesas da área de agricultura na embaixada brasileira.

De acordo com o vice-governador João Oliveira, a viagem da comitiva tocantinense ao oriente poderá viabilizar uma série de contatos comerciais entre o Tocantins e os países visitados. “Estamos indo para dialogar nas feiras, principalmente em Xangai. Vamos tratar de assuntos de interesse do Estado do Tocantins, bem como as nossas potencialidades, capacidade industrial e o que temos a oferecer ao povo chinês”, pontuou.

Da China, o grupo segue para o Oriente Médio, mais precisamente para a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde os empresários José João Stival e José João Stival Júnior se juntam à missão. Naquela cidade será realizada, entre 24 e 27 de fevereiro, a Gulfood - maior feira de produtos alimentícios do Oriente Médio. O frigorífico Safrigu, de Gurupi, é grande exportador de carne para a região e tem um estande no evento, que dará suporte aos tocantinenses. Em Dubai haverá encontro com potenciais importadores de alimentos e com investidores que poderão aportar recursos na Agência de Fomento do Tocantins.

A última etapa da viagem é Israel, onde haverá encontro com empresários locais e visitas organizadas pelo governo de Israel a um campo experimental de agricultura, a um centro de tecnologia em segurança pública e a um parque de tecnologia da informação. O retorno está previsto para o dia primeiro de março, com chegada a Palmas no dia seguinte.

De acordo com o secretário Júnior Marzola, a intenção é mostrar as potencialidades do Tocantins para os investidores orientais, principalmente durante as feiras e encontros organizados durante a viagem. “Nós vamos visitar algumas feiras, incluindo uma grande feira internacional de alimentos em Dubai. Vamos mostrar alguns fatores da nossa produção e de preservação ambiental apara os empresários da China e do Oriente Médio”, completou.

Encontro preparatório

Segundo Paulo Massuia, a viagem coordenada por ele ao oriente será uma preparação para uma ida do governador Siqueira Campos àqueles países para o fechamento de importantes acordos internacionais. “Iniciamos a preparação quando o embaixador chinês esteve aqui. Depois disso ele já enviou o ministro da embaixada outras vezes e vamos nesta missão governamental para estreitar ainda mais os laços entre os governos e os empresários”, explicou.