Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira Museu Palacinho fica aberto de terça a domingo Museu Palacinho fica aberto de terça a domingo
  • No Museu Palacinho o visitante pode conhecer a Capela Santa Rita de Cássia - Foto Elias Oliveira
  • Memorial Coluna Prestes e as estátuas do Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana - Foto  João Di Pietro
  • Ambiente mostra como era o gabinete do governador quando o Palacinho abrigava a sede administrativa do governo do Tocantins - Foto Elias Oliveira
  • Móveis de Luiz Carlos Prestes foram doados pela família para o acervo do Memorial - Lucas Nascimento
  • Acervo do Memorial Coluna Prestes resgata história da Marcha que percorreu o interior do Brasil - Lucas Nascimento

O Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, e o Memorial Coluna Prestes, em Palmas, têm acervo interessante também para quem mora na Capital ou no interior do Tocantins. Esses espaços culturais oferecem a oportunidade dos tocantinenses conhecerem mais sobre a história da Capital e do Estado em que vivem.

O Museu Palacinho foi construído em 1.989 sendo a primeira edificação de Palmas que, à época, ainda ganhava as primeiras obras, ruas e os primeiros moradores. Em 2002, foi transformado em museu que conta essa e muitas outras histórias relacionadas à criação de Palmas e do Tocantins. Além do acervo, o Museu conta com programação diversificada, sediando exposições de arte e mostras de cinema.

O coordenador do Palacinho, Anderson Fonseca, disse que visitar o museu é a melhor forma de saber mais sobre a capital e o Tocantins. “O Palacinho tem a história viva da Capital e os elementos culturais presentes na história do Tocantins”, disse.

Já o Memorial Coluna Prestes, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído para homenagear o movimento tenentista de 1.922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, que passou pelo Tocantins que à época, entre os anos 20 e 30, ainda era o Norte de Goiás. O acervo é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Prestes que rememoram a Marcha de 25 mil quilômetros feita pelo interior brasileiro.

Na entrada do prédio está a escultura em bronze "Cavaleiro da Luz", que representa Luiz Carlos Prestes. O auditório do Memorial também é cenário para diversas manifestações culturais.

Aberto à comunidade

O Palacinho funciona de terça a domingo. Já o Memorial está aberto de segunda a sexta-feira. A entrada é franca nos dois museus e o horário de funcionamento é das 8h às 18 horas. No Palacinho, escolas podem agendar o passeio cultural para uma visita dirigida.

“O Memorial Coluna Prestes tem uma belíssima arquitetura que por si só chama a atenção, além do acervo bem detalhado sobre a passagem da Coluna Prestes pelo nosso Estado. Já o museu Palacinho conta toda a história do Estado e abriga diversas manifestações culturais do povo tocantinense” disse a técnica da Diretoria de Arte e Cultura da Seduc, Heloisa Rehder. Para ela, conhecer o Museu e o Memorial Coluna Prestes é conhecer o Tocantins. (Ascom Seduc)