Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Há 77 dias para a maior feira de tecnologia agropecuária da região amazônica, a Agrotins, os representantes de órgãos públicos e empresas privadas intensificam os preparativos para o evento. Marcado para ocorrer entre os dias 6 e 10 de maio, a feira terá como foco principal a Agricultura Familiar, apresentando novas tecnologias, pesquisas e equipamentos para o desenvolvimento do setor.

De acordo com o secretário da agricultura e pecuária, Júnior Marzola, a Seagro está solicitando a todos os parceiros da Agrotins que priorizem a agricultura familiar em suas atividades, serviços e projetos durante a feira. “Além das empresas já conhecidas do público, teremos muitas outras que pretendem apresentar seus produtos e serviços, como a Morgan, Agroeste e a Biogene, com novas tecnologias para plantio. Isto mostra a consolidação da Agrotins como uma grande vitrine tecnológica e um ótimo balcão de negócios”, disse o secretário.

Em visita à Seagro, o representante da concessionária da Volkswagen Transrio, Clever Coelho foi recebido pelo coordenador de transferência de agrotecnologia, Fernando Garcia. Segundo ele, a empresa participa há 11 anos na Agrotins e começa a se preparar no mês de dezembro do ano anterior à próxima edição. “A gente visita os produtores e faz um cadastro para divulgarmos a feira e chamarmos para o evento. Lá oferecemos preços diferenciados e atrativos. Em 2013, quem acertasse o peso de uma carga de alimentos, ficava com metade da carga e doava a outra parte para uma instituição beneficente”, comentou, acrescentando que a expectativa é aumentar as vendas nesta edição em aproximadamente 20 por cento, já que o mercado cresceu e a área cultivada também.

Para atender os agricultores familiares, a empresa que vende caminhões de vários tamanhos, também oferece em parceria com o Governo Federal, aquisição por meio do Programa Mais Alimentos, que financia automóveis com juros de 2,5% ao ano. “Temos caminhões de cinco e seis toneladas para atender pequenos produtores, associações e cooperativas”, explicou.

O diretor-presidente da Formac, empresa representante da New Holland no Tocantins, Valdir de Sá, falou que o crescimento da Feira representa o desenvolvimento da agricultura no Estado. "Estamos na Agrotins desde o primeiro ano, e temos acompanhado o sucesso do evento, que tem melhorado não apenas em número de participantes e investimentos, mas principalmente na qualidade como um todo", frisou, ressaltando a importância da realização deste tipo de evento para que o produtor rural tenha acesso às tecnologias.

Atividades

Além das clínicas tecnológicas, vitrines e palestras, os produtores, estudantes e técnicos poderão conhecer novas espécies de animais e ainda novas tecnologias de plantio de diversas culturas. Uma novidade para a edição deste ano, é que a estrada que dá acesso ao Centro Agrotecnológico de Palmas, onde ocorre a Feira, foi asfaltada, facilitando a entrada e saída de carros e ônibus. A área do estacionamento foi ampliada, assim como a área para exposição de máquinas, atendendo a crescente demanda.

Dados

Em 2013, a Agrotins movimentou mais de R$ 515 milhões em negócios, recebeu 73.167 visitantes e contou com 469 empresas e instituições nos expositores. Em 2014, a Agrotins acontece de 6 a 10 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, saída para Porto Nacional. (Ascom Seagro)