Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O PROS – Partido Republicano da Ordem Social, realiza nessa quinta-feira, 20, a partir das 14h, no Crystal Hall, em Palmas, o seu 1º Encontro Estadual no Tocantins. Sob a coordenação do senador Ataídes Oliveira, presidente estadual do partido, o evento conta com as presenças do ex-ministro e secretário estadual da saúde do Ceará, Ciro Gomes (representando o Governador do Ceará, Cid Gomes), do deputado federal e pré-candidato ao Governo do Rio, Miro Teixeira, o presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, e do maior empresário no ramo da indústria de carne no mundo, Júnior Friboi (PMDB – GO).

O evento tem por finalidade servir de afirmação do projeto político do PROS e, por extensão, tornar-se instrumento motivacional para os filiados e dirigentes partidários.

Ciro Gomes, que no evento também representará o irmão Cid Gomes, Governador do Ceará, vem a Palmas para falar sobre “Os Desafios da Gestão Pública Moderna”, o deputado federal Miro Teixeira (PROS-RJ) ministrará palestra com o tema “O Parlamento como Reflexo da Vontade Popular”, e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, apresenta um painel sobre “Os Desafios do PROS para 2014”.

Maior exportador de carne do mundo e um dos donos da JBS, o empresário Júnior Friboi, pré-candidato ao Governo de Goiás pelo PMDB, também se fará presente com uma exposição sobre a “A Internacionalização da Produção Brasileira e o Papel Estratégico dos Estados de Goiás e Tocantins”.

O senador Ataídes Oliveira, anfitrião do evento, fala sobre “O Tocantins que nós Sonhamos”, ressaltando as potencialidades do Estado, apresentando um diagnóstico político-administrativo e, por fim, oferecendo propostas de soluções.

O evento contará ainda com as presenças dos deputados estaduais Eli Borges e Sargento Aragão, dos vereadores da capital Júnior Géo e Etinho Nordeste, com o vereador Divino Bethânia, de Araguaína, que falará representando os presidente das comissões provisórias municipais, e Nazareth Martins, do PROS-Mulher.

São esperadas lideranças políticas de todo o Estado, em especial representantes de mais  60 comissões provisórias municipais do partido, e mais de 40 vereadores, além dos presidentes de partidos do campo oposicionista.

“Tudo pronto para esse que e o primeiro grande evento do PROS-Tocantins. O partido já nasceu grande e essa grandeza, que é também a grandeza de um projeto político de mudança para o nosso Estado, nós poderemos compartilhar com a sociedade nessa próxima quinta-feira”, comentou o senador Ataídes Oliveira.

Perfil dos palestrantes:

Ataídes Oliveira

Formado em Contabilidade e Direito, exerceu ambas as profissões. Foi professor universitário, ministrando aulas nas duas áreas.

Empresário no Tocantins, criou o Consórcio Araguaia e a Construtora Araguaia, pioneira no processo da verticalização da construção civil na capital. Ampliou os seguimentos de atuação, passando ao mercado de importação e exportação, participações societárias, aviação civil, entre outras atividades.

Hoje, além de presidente do Grupo Araguaia, é Senador da República, vice-presidente nacional e presidente estadual do PROS – Partido Republicano da Ordem Social e Coordenador da Bancada Tocantinense no Congresso Nacional.

Ciro Gomes

É advogado, professor universitário e político brasileiro radicado em Sobral, Ceará, desde 1968. É formado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Já foi prefeito de Fortaleza, Deputado Estadual pelo Ceará e Governador do Estado do Ceará, além de Ministro da Fazenda e Ministro da Integração Nacional.

Hoje Ciro é Secretário de Saúde do Governo do Ceará, que tem como Governador o seu irmão, Cid Gomes.

Miro Teixeira

Formado em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, em 1968, com extensão universitária em Livre Arbítrio no Direito Penal, na Universidade do México.

Além de advogado é jornalista e já foi Ministro das Comunicações. Hoje Miro Teixeira (PROS-RJ) é Deputado Federal e está em seu décimo mandato como parlamentar.

Eurípedes Jr.

Nascido em Brasília, foi eleito aos 38 anos vereador para os anos de 2008 a 2012 em Planaltina de Goiás e atuou como presidente da Câmara da cidade em 2008 e 2009. Em 2013, fundou o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) do qual é presidente nacional.

Atualmente Eurípedes Júnior é Secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal, cargo que exerce desde dezembro de 2013.

Júnior Friboi

Nascido em Anápolis – GO e a frente do maior frigorífico do Brasil e do mundo, a JBS SA, o empresário José Batista Jr, o Júnior Friboi, exporta carne de qualidade para várias partes do mundo, gerando emprego e divisas para o Brasil. A marca atua em 22 países de 5 continentes e atende mais de 300 mil clientes em mais de 150 nações. A companhia abriu seu capital na Bolsa de valores em 2007 e em 2012, já registrou receita líquida de R$ 76 bilhões, um aumento de 22,5% em relação ao ano anterior.

A presença de Júnior do Friboi (PMDB-GO) na política traz o perfil de empresário de sucesso, que pode contribuir significativamente para ampliação do debate político em nível estadual e nacional.