Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estudantes durante provas do Salto

Estudantes durante provas do Salto Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima Estudantes durante provas do Salto Estudantes durante provas do Salto

Cerca de 47 mil estudantes participaram da 1ª fase das provas do Salto

Os dois dias que marcaram a primeira fase das provas do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Salto), chamada de Fase Diagnóstica, contou com a participação de aproximadamente 47 mil estudantes das redes estadual e municipais de ensino do Estado. As provas foram aplicadas nesta terça, 18, e quarta-feira, 19, para alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, ressaltou a importância da participação dos estudantes no Salto ao dizer que com o Sistema de Avaliação, é possível proporcionar uma evolução da qualidade dos métodos de ensino-aprendizagem. 

Conforme a coordenadora de aplicação do Salto, Maria Antônia Almeida Costa, esta primeira fase do Salto foi bastante tranquila. “Tudo ocorreu como planejado. Avaliamos o domínio dos conteúdos por parte dos alunos, o que ajudará na identificação das principais dificuldades dos estudantes, o que também facilitará na elaboração dos planos de intervenção para solucionar as fragilidades identificadas”, disse.

Na Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas, os estudantes já têm a consciência da importante de se fazer a avaliação.  “Eles já sabem a importância das provas e por isso não faltam, se preocupam em ter bons resultados. A direção busca sempre incentivar e valorizar os bons resultados, premiando os que se destacarem”, conta a diretora Cleizenir Divina dos Santos. Nesta unidade escolar, 145 alunos, do 5º e 9º ano, realizaram as provas nessa primeira fase.

O Salto

O Salto foi criado em 2011 pelo Governo do Estado através da Seduc com o objetivo de avaliar e monitorar a realidade e desempenho das escolas, bem como dos estudantes, permitindo à Secretaria conhecer os indicadores que podem nortear as ações de planejamento tanto da pasta quanto de professores.

O Sistema de Avaliação está fundamentado em diferentes fases. Nesta primeira, a Diagnóstica, o domínio dos conteúdos por parte dos estudantes que estão iniciando o novo ano letivo é avaliado.

Nos meses de abril, junho e setembro serão realizadas as fases de Acompanhamento. Em novembro serão aplicadas as provas da Fase de Saída, que apontará a nota de cada escola e permitirá conhecer os indicadores de 2014. (Ascom Seduc)