Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Tocantinense de Porto Nacional, Haminadabe Braga Sousa Burge, 28 anos, assumiu um novo desafio profissional na tarde desta quinta-feira, 20. Ela foi a primeira convocada da última chamada no Concurso do Quadro Geral a tomar posse, para o cargo de Administrador.

 Feliz com a posse, Haminadabe relata que ter sido aprovada e nomeada neste momento foi uma grande sorte. “Terminei a graduação em Administração no final do ano passado. Se eu tivesse sido chamada para tomar posse antes, não daria certo, pois ainda não ir ter concluído o curso”, fala entusiasmada.

 Para a administradora Hamina, como é chamada pelos colegas de trabalho da Secretaria da Saúde, onde já é concursada no cargo de Assistente em Saúde, ser uma aluna oriunda de escola pública aqui do Tocantins e poder terminar a faculdade também em uma universidade pública, e logo ingressar na sua área de formação, é o prêmio de todo o esforço e dedicação aos estudos, e também ao desempenho exercido até o momento em seu trabalho. “Agora concursada com nível superior vou seguir com os meus novos planos, que é ter filhos e continuar me esforçando no serviço público”, diz.

 Como Hamina, Fabrício Barroso Soares, 24 anos, natural de Tocantinópolis, foi um dos primeiros convocados a comparecer na Secad – Secretaria da Administração no primeiro dia de posse. Fabrício parecia ansioso para entrar logo em exercício. “Fiz a minha inscrição e acreditei no Concurso. Hoje, estou aqui satisfeito em entrar para o quadro de servidores do Estado”, salientou o novo Assistente Administrativo do Governo.

 O primeiro dia de posse foi bem tranquilo registrando apenas as duas pessoas. Os novos convocados devem ficar atentos aos prazos estipulados no Diário Oficial da última sexta-feira, 14, que especificou os períodos das convocações.

 Passos

Para a posse, os aprovados nomeados na última chamada do concurso para provimento de vagas do quadro geral devem dirigir-se à Junta Médica Oficial do Estado, apresentando os exames médicos exigidos no edital do certame.

Na sequência, o convocado deve se apresentar no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias. Após essas etapas, o nomeado assina, na sede da Secad, o ato de posse.  A Diretoria de Gestão Profissional da Secad destaca que, nesta etapa, as posses estão ocorrendo a partir das 12h30.

Agendamento

Para otimizar o atendimento para os empossandos, a Secad disponibilizou uma útil ferramenta, o E-posse, um programa que possibilita o agendamento da posse via internet, evitando filas e tumultos. O agendamento pode ser realizado pelo site www.secad.to.gov.br. O procedimento não é obrigatório, contudo agiliza o processo.