Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vice-prefeito de Araguaina Fraudneis Fiomare

Vice-prefeito de Araguaina Fraudneis Fiomare Foto: Cleuber de Sousa

Foto: Cleuber de Sousa Vice-prefeito de Araguaina Fraudneis Fiomare Vice-prefeito de Araguaina Fraudneis Fiomare

O secretário Executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Pádua, recebeu na tarde desta segunda-feira, 24, o vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare, e o presidente do Instituto Tocantinense Hoje (ITH), Henrique Teixeira. A equipe solicitou da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), uma parceria para apoio logístico e de infraestrutura para implantação de um abatedouro de frango no município de Araguaína, Região Norte do Estado.

O ITH é uma instituição que pretende trabalhar de forma organizada com os produtores de frango da Região, principalmente os pequenos produtores.  A intenção é integrar os produtores de frango da Associação dos Produtores do Núcleo de Produção Agrícola de Araguaína (Apronap), juntamente com os produtores da Região. “A nossa expectativa é atender a associação Apronap e outras 15 associações da região, perfazendo um total de 300 filiados”, informou.

O diretor de Fomento a Agropecuária da Seagro, Reinaldo Soares, explicou como funciona a implantação do abatedouro sobre a forma legal.  “É importante seguir passo a passo as normas de funcionamento de um abatedouro, com as instalações adequadas e inspeções sanitárias”, afirmou.

Produção

A intenção é iniciar o abate de frango no começo do segundo semestre, em julho. O abatedouro terá uma capacidade para abater cerca de frango por dia.