Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os servidores do município de Buriti do Tocantins realizaram uma manifestação nas principais ruas e avenidas da cidade no final desta quarta-feira, 26, com o intuito de provocar uma atitude de negociação na prefeita referente às reivindicações da categoria.

De acordo com o diretor do Sintras, Getúlio de Souza Araujo, o movimento grevista ganhou apoio de entidades, comerciantes e população em geral que participaram do evento. “Surpreendi-me durante a carretada com o apoio que estamos tendo da população que também aderiram o movimento de greve. Isso é bom no sentido que eles entenderam o porquê do movimento, que os que nos queremos não é provocar transtornos, e sim, estamos lutando pelos direitos dos servidores”, disse ele.

Após a manifestação, a prefeita Rúbia Rodrigues Amorim, chamou a comissão de greve para dialogar, mas não apresentou nenhuma proposta satisfatória para os servidores.

Na reunião, que terminou às 22h, desta quarta-feira, a gestora pediu que os manifestantes cessassem a greve, pedindo um tempo para fazer análise financeira e definir um meio que possibilitasse cumprir o acordo feito com a categoria.

A comissão de greve passou para os servidores, durante assembleia geral, nesta manhã, a posição da prefeita que não foi aceita afirmando que a greve vai continuar até que a gestora cumpre o acordo firmado com a categoria.

Segundo Getúlio Souza, os servidores não se convenceram com a palavra da prefeita e disseram que o planejamento para cumprir o acordo de implantação do plano de carreira e o pagamento dos salários atrasados, teria que ser feito antes da gestão se comprometer remetendo a proposta que foi aceita pela classe em outubro do ano passado.

Serviços

Hoje somam o terceiro dia de greve e os atendimentos ambulatoriais nas unidades de saúde continuam paralisados. O sindicato e os servidores grevistas planejaram a greve com responsabilidade deixando o percentual, exigidos por lei, dos serviços em saúde em pleno funcionamento, para não causar transtornos irreversíveis. Entre eles os de urgência e emergência. (Sintras)