Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Professores contratados do Estado que tiveram seus contratos rescindidos, ainda, em dezembro de 2013, até o momento buscam receber seus direitos. As reclamações foram feitas por muitos professores junto ao Sindicato dos Profissionais em Educação Física no Tocantins – Sinpef. A situação de alguns professores é de muita dificuldade já que estes esperam há meses a promessa de receber. Segundo o Sindicato, a Secad tinha que ter pago em dezembro, assim que os contratos foram rescindidos. 

Um professor desabafou e disse que não aguenta mais esperar o “empurra, empurra da Secad”. Em denúncia feita ao Sinpef, um professor relatou ter obtido informações que o pagamento esperado para sexta-feira, 01º de março, não será feito, pois, a Secad os deixou fora da folha de pagamento do mês de fevereiro que já estaria fechada.

 O presidente do Sindicato, Luciano Lucas afirmou que  “se a ocorrência de fato se confirmar seria muita incompetência e irresponsabilidade do Secretário Lúcio Mascarenhas e da Secad deixar pais e mães de famílias nessas condições, a lei de rescisão de contratos com o poder público deve ser mais rígida, na iniciativa privada rescindi-se o contrato em um dia no máximo em 10 dias as verbas rescisórias já estão em conta, leis frágeis como essa deixam os trabalhadores nas mãos de gestores irresponsáveis e sem compromisso, um servidor esperar 90 dias para receber um direito é absurdo, se necessário for vamos acionar o estado pelo dano moral e material” afirmou Luciano.

 O Sindicato fez contato com a Secad e diz que não obteve uma resposta consistente. "O que há, é um desencontro de informações", segundo o presidente.

 Concurso público

 O Sindicato cobra ainda a realização de Concurso Público para a Educação, o ultimo certame foi realizado há 5 anos, no ano de 2009, não tendo seu cadastro de reserva aproveitado, nem mesmo tendo sido prorrogado sua validade, o que para o Sindicato causou grande prejuízo a quem esperava no Cadastro de Reserva e para o erário público que terá que gastar com novo certame. (Sinpef)