Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas aposta na diversidade de ritmos e na descentralização do carnaval para atrair pelo menos 25 mil foliões por noite na Praia das Arnos, Taquari, Taquaruçu. A expectativa é que cada um dos locais recebam oito mil carnavalescos.

Para manter a segurança, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, convocou um efetivo de 75 agentes de Trânsito e servidores da Guarda Metropolitana que, em parceria com os 146 oficiais da Polícia Militar, irão reforçar o sistema de segurança da Capital através de ações como a blitz da Operação "Lei seca, Eu apoio". 

A mobilização de prevenção começou na noite da última quarta-feira, 26, com apresentações teatrais lúdicas, distribuição de adesivos, e alerta a comunidade sobre os riscos da mistura álcool e direção e deve se estender, pelos principais pontos da cidade como a feira Coberta da 304 Sul, Praia das Arnos, Portal de Taquaruçu, Feira do Taquari até a próxima terça-feira, 04.

Durante o dia, o alerta é para o risco do sexo sem camisinha. Os técnicos do Núcleo de Assistência Henfil e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde estão desenvolvendo uma ação de conscientização contra doenças sexualmente transmissíveis com o foco no Carnaval Saudável. A comunidade de Taquaralto, da Quadra 303 Norte e 1.206 Sul receberam kits com squeezes, preservativos femininos e masculinos e fizeram testes rápidos para identificar presença de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A segurança no trânsito é uma preocupação compartilhada também pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte. Para oferecer todas as possibilidades aos foliões foram disponibilizados pelo menos 16 ônibus além da frota de 217 carros que circulam na Capital diariamente. Esses veículos vão percorrer o circuito da folia com rotas estendidas de maneira a estimular o folião a utilizar o transporte coletivo e não dirigir depois de beber.

Para prefeito da Capital, Carlos Amastha, o Palmas Carnaval 2014 traz a diversidade, a alegria, a mistura dos ritmos e, sobretudo, a participação da família. “Esta é uma festa da família. Todo nosso trabalho é para garantir uma festa alegre, com segurança e conforto”, afirmou o gestor municipal.

Turismo 


A Agência Municipal de Turismo estará presente em Taquaruçu durante os dias de Carnaval para orientar os foliões das opções de lazer que terão também fora do circuito da festa. No Centro de Atendimento ao Turista (Catur) localizado, na Praça Vereador Tarcísio Machado Fonseca, o atendimento será das 09 horas à meia noite. O Catur que também funciona no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues atendendo os turistas nos horários de voos. 

O presidente da Agência de Turismo, Cristiano Rodrigues, enfatizou que uma equipe estará à disposição e serão distribuídos materiais informativos e os interessados receberão orientações sobre as trilhas e atrações que a Capital e o distrito de Taquaruçu oferecem.

“Nos pontos de apoio ao turista será dado todo suporte para um atendimento de qualidade e informação. Serão distribuídos, ainda, guias de Palmas facilitando que nossos turistas tenham todo acesso a Palmas e às nossas atrações”, reforçou Cristiano.

Proporcionar um Carnaval para toda a comunidade foi à preocupação da Fundação Cultural de Palmas ao montar um cardápio com os mais diversos estilos musicais. Vertentes que vão desde as marchinhas, passeando pelo axé, forró, MPB, sertanejo, pagode, eletro-pop e até rock in roll. O Carnarock se mostrou um ponto de festa alternativo para quem prefere o som de uma guitarra distorcida e uma bateria mais pesada. (Secom Palmas)