Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Uma multidão aguardava o início do show na estrutura montada na Avenida TL-05, em Taquari, neste sábado, 1º de março, dentro da programação do Palmas Carnaval 2014. A apresentação teve início às 23 horas, e foi aberta pelo prefeito Carlos Amastha, acompanhado da primeira-dama, Glô Amastha.

Ao lado do comediante Paulo Vieira, o chefe do executivo anunciou os músicos, Rodolfo e Israel, que trouxeram ao público canções conhecidas em todo o Brasil, como “Marca evidente”, “Terra do pequi”, “Não faz mal”, Amor que é bom”, composições do último álbum da dupla intitulado "Imprevisível.

Na avenida principal de Taquari foi montado um palco bem centralizado, instaladas tendas e uma arquibancada foi colocada próximo ao palco. A proposta é garantir que os foliões brinquem com segurança e comodidade as quatro noites de festa. 

Participando da festa na arquibancada, ao lado da filha e do genro, dona Luzia de Castro, de 77 anos, assistia ao show tranquilamente. “Está muito bom o show e me sinto segura aqui ao lado dos meus familiares”, disse.

Já o mecânico Sebastião Gonçalves, morador da quadra 612 Sul, escolheu ficar mais próximo ao palco e aproveitou para se divertir ao lado da esposa. “Gostei da limpeza e da organização do evento. Está muito bacana, tudo bem organizado”, ressaltou. 

Já no corredor da folia, as amigas Amanda Meridiana, Bruna Raissa e Nadila Santos, estavam empolgadas com o repertório da dupla sertaneja. “Nós ouvimos bastante as músicas deles, estamos adorando”, disse Amanda.

Para o presidente da FCP, Gerson Alves, o sertanejo chega para atender os anseios da comunidade e obedece a uma tendência nacional. "Em todo País é evidente como o ritmo ganhou espaço também nos carnavais”.

Já a dona de casa, Cintia Almeida, acompanhava o show mais distante do palco, ao lado da filha, Vânia Juliane, com apenas um mês de vida.  “Estou tranquila, pois a festa está organizada, com a presença da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressaltou. 

Taquaruçu

A última apresentação da Dupla Israel e Rodolfo, na primeira noite do Carnaval da Capital da Alegria, foi no distrito de Taquaruçu, na Praça Tarcisio Lima. Já era madrugada quando a dupla sertaneja subiu ao palco e cantou um dos seus maiores sucessos, “Amor que é bom ninguém quer dar”. Durante toda noite, uma multidão de jovens e adultos cantavam e dançavam embaladas por músicas como “Vai no cavalinho” do cantor  Gasparzinho, “ e  Lepo, Lepo”,  do  cantor Psirico.

Entre uma música e outra, a dona de casa, Ivani Martins, aproveitava para aumentar a renda e recolhia latinhas de metal entre os foliões. Ela já contabilizava mais de 23 kg de material reciclável.  “Estou há mais de oito anos fazendo a coleta de recicláveis nos carnavais aqui em Taquaruçu”, diz com orgulho.

Enquanto isso a comerciante, Maria Helena, que veio de Brasília para conhecer o ‘Carnaval na serra’ aproveitou o tempo para se divertir com amigas e dar um bom exemplo de segurança no trânsito.  “Estamos em cinco pessoas de táxi, pois é mais seguro e podemos nos divertir até mais tarde”.

No Centro de Atendimento ao Turista (Catur), a visitação foi intensa. “Muitas pessoas vieram saber informações sobre cachoeiras, esportes radicais e onde fica a tirolesa”, disse o diretor de Promoção Turística, Julio Theodoro. 

A comerciante, Maria Raimunda, vendia balas e chicletes, ao lado do palco. Ela estava entusiasmada com as vendas. “As vendas estão ótimas. Já vendi quase tudo e voltarei nas outras noites do Carnaval”.

Durante a realização da festa momo, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito realiza blitze educativas no portal de acesso ao distrito e a Guarda Metropolitana de Palmas, em conjunto com a Polícia Militar faz a segurança do patrimônio público e do trabalho preventivo, respectivamente, no perímetro da praça.

De acordo com a Policia Militar, aproximadamente cinco mil pessoas estiveram em Taquaruçu neste sábado. Já em Taquari, três mil foliões prestigiaram a festa de momo de acordo com a PM. O "Palmas Carnaval 2014" prossegue até terça-feira, 04, com a seguinte programação:

02/03- domingo

Praia das Arnos

DJ Léo Venezzi

16 horas - Ricardo Fé

18 horas - Elletra

20 horas - Levada Louca

Taquari

DJ Silvano

20 horas - Sabrina Fittipaldi

21h30 - Levada Louca

Taquaruçu

DJ Jadson

21 horas - Toninho Borges

23 horas - Levada Louca

03/03- segunda-feira

Praia das Arnos

DJ Léo Venezzi

17 horas - Kenet Borges

19 horas - Eh Dipherente

Taquari

DJ Silvano

20 horas - Cerrado Elétrico

22 horas - Murilo e Muriel

Taquaruçu

DJ Jadson

20 horas - Dorivã

22 horas - Eh Dipherente

04/04-terça-feira

Praia das Arnos

DJ Léo Venezzi

17 horas - Mc Star

19 horas - Balagandaya

Taquari

DJ Silvano

20 horas – Bola de Fogo

21h30 - Levanóiz

Taquaruçu

DJ Jadson

22 horas - Keila Lipe

00 horas - Levanóiz